Notícias

Seminário discute impactos da plataformização na economia global

Evento contou com a participação de Tulio Chiarini, pesquisador do CTS-Ipea, que discutiu os desafios do desenvolvimento soberano e sua relação com a economia digital

O pesquisador Tulio Chiarini, analista em ciência e tecnologia do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (CTS-Ipea), foi um dos participantes do Seminário Internacional “Economia Política das Plataformas Digitais: transformações no capitalismo e respostas de diferentes países”, promovido pela Obscom-Plataformas no dia 1º de setembro na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. 

O evento reuniu pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior para discutir os impactos da plataformização na economia global, bem como alternativas regulatórias e políticas públicas adotadas em diferentes contextos nacionais. As discussões tiveram como base pesquisas que aprofundam a análise sobre a economia política das plataformas digitais, a organização dos mercados em que elas atuam e as políticas de combate à concentração.

Na ocasião, Chiarini integrou a mesa “Economia digital, desenvolvimento e soberania”, ao lado de Ivan Luna, ex-vice-ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação da Colômbia, Carol Cruz, do grupo sociedade civil BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e Dmitri Nascimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele apresentou resultados de pesquisas que vem realizando sobre o tema.

Sua apresentação completa está disponível aqui (a partir de 7h50m).