Publicações

Plataformização da ciência: a plataforma Lattes em uma encruzilhada?

Análise de uma ferramenta primordial para o sistema científico brasileiro, que é também um caso representativo de plataforma científica

Neste Texto para Discussão, publicado em inglês, Tulio Chiarini e Victo Silva analisam a Plataforma Lattes, iniciativa pública desenvolvida endogenamente no final da década de 1990 como uma ferramenta bastante inovadora.

Embora existam muitos estudos acadêmicos publicados utilizando dados disponibilizados pela Plataforma Lattes, os autores identificaram uma carência de relatórios e artigos oficiais que abordem o Lattes como plataforma digital e sua adequação no contexto da economia de plataformas.

Os autores propõem que as escolhas tecnológicas iniciais feitas pelo CNPq e os constantes cortes orçamentários para manutenção e atualização tecnológica da Plataforma Lattes afetaram fortemente a trajetória da plataforma. Como consequência, a Plataforma Lattes pode ficar presa a uma trajetória tecnológica que pode levar à estagnação de suas funcionalidades, colocando em risco seu caráter indispensável e infraestrutural.

Acesse o texto integral, em inglês, clicando aqui.