Publicações

Relatório do CMAP discute resultados e desafios do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CTS colaborou com avaliação de projetos apoiados pela Finep e seu alinhamento em relação às prioridades da atual Estratégia Nacional de CT&I

Foi recentemente publicado o Relatório de Avaliação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNCDT) – Ciclo 2021, conduzido pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP) através do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Subsídios da União (CMAS). Composto pelos Secretários-Executivos do Ministério da Economia, Casa Civil e CGU, a finalidade do CMAP é avaliar políticas públicas selecionadas, além de monitorar a implementação das alterações recomendadas.

A avaliação do FNDCT Ciclo 2021 foi coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e teve entre seus executores, além da CGU, o Departamento de Avaliação de Políticas Públicas do Ministério da Economia (DEAP/SETO/ME) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A colaboração do Ipea foi realizada pelas pesquisadoras Graziela Zucoloto e Priscila Koeller, do CTS, e ocorreu especialmente através da elaboração, em parceria com a CGU, da seção 5 do Relatório de Avaliação, denominada “Resultados da Política”, que inclui análises das estatísticas descritivas de projetos apoiados com recursos do FNDCT​ através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre 2016 e 2020, incluindo instrumentos reembolsáveis, não reembolsáveis e subvenção. A seção também analisou o alinhamento entre os objetivos dos projetos mencionados e as prioridades da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) em vigor no momento avaliado. As pesquisadoras também participaram de debates, apresentações e sugestões relacionadas às demais seções do trabalho.

O Relatório completo pode ser acessado em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/cmap/politicas/2021/subsidios/fndct-relatorio-de-avaliacao.pdf