fernanda.denegri@ipea.gov.br
Graduação em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado e doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard. No setor público, foi assessora econômica do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), além de diretora do Ipea, onde é pesquisadora desde 2004. Suas pesquisas no CTS buscam entender se e como é possível acelerar a produção e a difusão de tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sua relação com o meio ambiente.
pedro.miranda@ipea.gov.br
Graduação e mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2003 e 2005, onde lecionou sobre microeconomia e comércio exterior. É pesquisador do Ipea desde 2004, onde realiza estudos com foco em política industrial e tecnológica. No CTS-Ipea, está envolvido em projetos sobre ecoinovação, cujo objetivo é mapear o perfil dos investimentos realizados no Brasil, e políticas de desenvolvimento tecnológico no setor de saúde. Sua agenda de trabalho engloba também temas associados à política comercial, análise da política tarifária e avaliações de impacto de acordos de livre comércio.
graziela.zucoloto@ipea.gov.br
Graduação em economia pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, com mestrado em economia pela USP e doutorado, também em economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora visitante no ZTG da Technische Universitat Berlin, trabalhou como pesquisadora na Diretoria de Política Industrial e Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) entre 2007 e 2008 e como assessora no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2008 e 2009. É pesquisadora do Ipea desde 2009. No CTS-Ipea, desenvolve pesquisas sobre indicadores e políticas de inovação tecnológica, especialmente propriedade industrial e na área da saúde, e também sobre tecnologias sociais e com impacto social.
priscila.koeller@ipea.gov.br
Graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em economia também pela UFRJ. Foi assessora do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) entre 2009 e 2010, e coordenadora de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastros e Classificações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2013 e 2016. Analista de Planejamento e Orçamento, integra a equipe da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea desde 2016, atuando na avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura. No CTS, desenvolve pesquisas sobre indicadores e políticas de CT&I, especialmente relacionadas à ecoinovação e à área da saúde.
tulio.chiarini@ipea.gov.br
Graduação em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em gestão da inovação pela Scuola Superiore Sant’Anna, e doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Istituto di Ricerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), foi professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e chefe da Divisão de Estratégia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). É analista em ciência e tecnologia cedido ao Ipea desde 2021. No CTS, desenvolve estudos sobre políticas de inovação tecnológica e dedica-se às complexas relações entre desenvolvimento tecnológico e transformações socioeconômicas, com foco na economia e sociedade de plataformas e em como a “plataformização” está alterando e criando mercados e setores.
daniel.colombo@ipea.gov.br
Graduação em direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em direito econômico pela Faculdade de Direito da USP e doutorado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Ocupou funções em diferentes órgãos da administração pública federal, incluindo: (i) Secretário Adjunto de Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Sustentabilidade da Casa Civil da Presidência da República (2023); (iii) Assessor Especial do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2014); (ii) Assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2011-2012); Coordenador-Geral de Especialização da Escola Nacional de Administração Pública (2009-2011). É pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
adriano.mourthe@ipea.gov.br
Graduação em sistemas de informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com mestrado em informática também pela UniRIO. Possui mais de 6 anos de experiência na área de ciência de dados e analytics na indústria global de petróleo, tendo atuado com cientista de dados sênior no Brasil, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos. Atualmente é bolsista no Ipea e membro do Think Tank DBEM - Ciência de Dados para o Bem-estar social na UniRio.
carlos.mello@ipea.gov.br
francisco.levy@ipea.gov.br
Graduando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra Programa de Educação Tutorial (PET) da Economia da UFF desde 2021, realizando atividades de pesquisa, extensão e ensino.
larissa.pereira@ipea.gov.br
Graduação em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Preocupa-se com o impacto promovido pelos avanços tecnológicos sobre as parcelas mais vulneráveis da sociedade e como estes podem ser usados para promover a inclusão econômica dessas camadas. Dentro dessa ótica, interessa-se por temas que relacionem desenvolvimento econômico, inovação e impacto social. Seu questionamento no CTS-Ipea é: Como os avanços tecnológicos podem ser usados para promover desenvolvimento socioeconômico, resultando em melhora na qualidade de vida das pessoas e na promoção de equidade social?
leonardo.szigethy@ipea.gov.br
Graduação em gestão ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e mestrando em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ). É assistente de pesquisa no Ipea no projeto “Novas Tecnologias e Infraestrutura”. Foi estagiário na Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST) e no Ipea. Tem interesse nos avanços e contribuições da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade.
rodrigo.andrade@ipea.gov.br
Graduação em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em divulgação científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado e doutorado em história da ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já escreveu para algumas das principais publicações científicas do mundo, entre elas as revistas Nature e The BMJ, além do portal SciDev.Net, onde atuou como correspondente na América Latina por quase uma década.
Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), tecnologista e subsecretário no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ, e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, também pela UFRJ. Foi pesquisadora visitante do CTS-Ipea entre outubro de 2018 e fevereiro de 2020.
Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na cobertura jornalística das áreas de ciência, tecnologia, educação, saúde e meio ambiente, atuando em diversos veículos da mídia brasileira. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2021 e janeiro de 2023.
Economista pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista do CTS-Ipea entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021.
Engenheiro Civil pela Universidade Nacional da Colômbia, em Medellín, com mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Foi professor nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental na UnB e em outras instituições de ensino superior de Brasília. Foi bolsista do CTS-Ipea entre setembro de 2018 e setembro de 2019.
Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em economia pela UFPE e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atuou em áreas diversas como Economia da Informação, Economia do Meio Ambiente e Economia Agrícola. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2019 e outubro de 2020.
Jornalista com pós-graduação em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ambos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua em comunicação e jornalismo com ênfase em temas de C&T, Meio Ambiente, Saúde e Educação. Foi diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico do Instituto de Saúde da SES-SP, assessor da Comissão de Comunicação e Informação do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e assessor de comunicação da FAPESP. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2018 e julho de 2021.
Sociólogo pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com mestrado e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de estratificação e desigualdades sociais e em métodos quantitativos para as ciências sociais. Foi bolsista do CTS-Ipea entre junho de 2019 e agosto de 2020.
© 2024 Direitos Reservados Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada