Infraestrutura - O mapa dos portos |
2006. Ano 3 . Edição 22 - 5/5/2006 Estudo do Ipea apresenta o ranking dos 24 terminais portuários exportadores do país. O campeão, Santos, responde por mais de 30% de todos os embarques de mercadoria para o exterior
Por Manoel Schlindwein , de Brasília
O comércio internacional marítimo brasileiro ganhou uma radiografia detalhada. Uma investigação feita por Carlos Álvares da Silva Campos Neto, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), resultou no perfil dos 24 portos que operam com exportação e importação de cargas no Brasil. Eles são classificados em diferentes categorias, entre elas área geográfica de influência, participação do valor do comércio externo no Produto Interno Bruto (PIB), principais produtos transacionados, setores de atividade, porte, peso movimentando e valor agregado médio. No balanço final, o porto de Santos atingiu 156, 5 pontos, ao passo que Paranaguá (PR), segundo colocado, obteve 75, 6. Santos é o único porto de influência nacional, e atende plenamente a 13 estados. Em 2003, 37% do comércio exterior brasileiro realizado por via marítima passou por ali, o que corresponde a 6, 32% do PIB. Além de Santos, apenas quatro portos apresentaram valores de comércio internacional superiores a 1% do PIB:Vitória (1, 86%), Paranaguá (1, 67%), Rio Grande (1, 42%) e Rio de Janeiro (1, 08%). E, para completar, Santos é o único dos portos estudados a registrar movimento acima de 100 milhões de dólares em todos os 14 setores de atividade industrial pesquisados. "Ao observar os dados, constatamos que Santos é duas vezes maior do que o segundo colocado, o que lhe garante o posto de líder inquestionável no setor", diz Carlos Campos. Outras conclusões dignas de atenção: com mais de 8 mil quilômetros de litoral e uma necessidade indiscutível de aumentar suas vendas para o exterior, o Brasil tem apenas cinco terminais de grande porte; e embora o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste do país produzam bens que são exportados, dos dez primeiros classificados no ranking somente Salvador (sétimo colocado) e Fortaleza (nono colocado) estão fora das regiões Sul e Sudeste. São questões a serem resolvidas.
O trabalho está disponível na Internet e pode ser baixado, na íntegra, do site do Ipea, na rubrica Textos para Discussão sob o número 1. 164. Seu título:"Portos brasileiros: área de influência, ranking, porte e os principais produtos movimentados". Interessante e rico em detalhes, é um importante instrumento para a definição de políticas públicas para o setor. O governo federal tem tomado diversas medidas a fim de modernizar a estrutura portuária no país, considerando que inúmeras pesquisas apontam ser esta um dos gargalos que estrangulam o crescimento do comércio exterior brasileiro. Em fevereiro deste ano, o Ministério dos Transportes (MT) contratou o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para desenvolver um sistema que integre os portos nacionais, uniformize suas informações e, assim, funcione como uma ferramenta de gestão do setor logístico. Por simplificar e agilizar o intercâmbio de informações, deverá agregar qualidade às operações e resultar no incremento das exportações. A construção da estrada da margem direita do acesso ao porto de Santos, cuja licitação está na dependência de decisões na esfera judicial, também compõe os projetos do ministério nessa área. "O porto é fundamental na relação do país com o mundo", argumenta o diretor do Departamento de Programas de Transportes do MT, Paulo de Tarso. Como efeito colateral das preocupações com o setor portuário e das medidas adotadas pelo governo, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante aprovou projetos de financiamento de construção naval no valor de 1 bilhão de dólares em 2005. Tem havido crescimento constante e acelerado nessa área. Em 2000, foram liberados 186 milhões de reais; em 2001, 150 milhões de reais; e, em 2002, 298 milhões de reais. Em 2003, a soma dobrou para 614 milhões de reais e em 2004 ficou próxima a 716 milhões de reais.
Fonte: Ministério dos Transportes Veja, a seguir, a relação dos 24 portos estudados pelo Ipea.
Saiba mais: Íntegra do Texto para Discussão "Portos brasileiros: área de influência, ranking, porte e os principais produtos movimentados" www. ipea. gov. br/pub/td/2006/td_1164. pdf
Porto de Santos Localização: Santos/SP Principais setores: Indústria mecânica, Indústria química, Alimentos e bebidas, Material de transporte, Agroindústria e madeira Destaques (2003): É o principal porto brasileiro em todos os aspectos, e o único que escoou produtos de todos os 24 estados brasileiros
Porto de Paranaguá Localização: Paranaguá/PR Principais setores: Agroindústria e madeira, Alimentos e bebidas Destaques (2003): O valor das mercadorias exportadas tem maior significância do que o das importadas. Os 20 principais produtos exportados apresentaram valor superior a US$ 30 milhões
Porto de Vitória Localização: Vitória/ES Principais setores: Metalurgia, Produtos minerais, Celulose e papel, Agroindústria e madeira Destaques (2003): A principal especialização do porto é a comercialização de ferro e minério de ferro Porto do Rio de Janeiro Localização: Rio de Janeiro/RJ Principais setores: , Metalurgia, Material de transporte, Indústria química, Indústria mecânica, Produtos minerais Destaques (2003): A pauta é bastante diversificada e concentrada em produtos da indústria de transformação, o que significa maior valor agregado por unidade de produto exportado Porto de Rio Grande Localização: Rio Grande/RS Principais setores: Agroindústria e madeira, Calçados e couro, Indústria química, Indústria mecânica, Alimentos e bebidas Destaques (2003): Quarenta e quatro produtos apresentaram valores de exportação superiores a US$ 10 milhões e, dos 20 produtos mais importados, todos superaram os US$ 40 milhões Porto de Itajaí Localização: Itajaí/SC Principais setores: Agroindústria e madeira, Calçados e couro, Indústria química, Indústria mecânica, Alimentos e bebidas Destaques (2003): É o segundo porto com maior valor agregado de produtos movimentados, registrando cerca de 1. 000 dólares por tonelada Porto de Salvador Localização: Salvador/BA Principais setores: Material de transporte, Indústria química, Metalurgia, Produtos minerais, Agroindústria e madeira Destaques (2003): Os principais produtos exportados foram automóveis, totalizando quase 400 milhões de dólares. Em segundo lugar vem o petróleo bruto, com 170 milhões de dólares Porto de São Francisco do Sul Localização: São Francisco do Sul/SC Principais setores: Agroindústria e madeira, Destaques (2003): O complexo soja totalizou Porto de Fortaleza Localização: Fortaleza/CE Principais setores: Agroindústria e madeira, Destaques (2003):Os principais Porto de Manaus Localização: Manaus/AM Principais setores: Eletroeletrônica, Indústria mecânica Destaques (2003): É o porto com maior valor agregado de produtos movimentados, registrando 1, 1 mil dólares por tonelada Porto de Sepetiba Localização: Sepetiba/RJ Principais setores: Produtos minerais, Metalurgia Eletroeletrônica, Indústria mecânica Destaques (2003):Apenas oito produtos de exportação tiveram movimentação acima de 10 milhões de dólares. O principal deles é o minério de ferro Porto de Sepetiba Localização: Pecém/CE Principais setores: Agroindústria e madeira, Destaques (2003): Porto local, mais voltado Porto de Belém Localização: Belém/PA Principais setores: Agroindústria e madeira Destaques (2003): É um porto concentrado basicamente em exportação. Os produtos da agroindústria e de madeira responderam por 77% do volume de comércio exterior realizado pelo porto Porto de Suape Localização: Suape/PE Principais setores: Produtos minerais, Agroindústria e madeira, Eletroeletrônica, Indústria têxtil Destaques (2003): Apenas três produtos, todos de características locais, apresentaram valores de exportação superiores a 15 milhões de dólares: crustáceos, roupa de cama e gás de petróleo Porto de São Luís Localização: São Luís/MA Principais setores: Produtos minerais, Metalurgia Destaques (2003): É o porto com menor valor agregado das mercadorias exportadas, tendo registrado 0, 4 dólar/tonelada Porto de Recife Localização: Recife/PE Principais setores: Agroindústria e madeira, Alimentos e bebidas Destaques (2003): Porto mais voltado para importação do que para exportação. Cereais e maltes foram os produtos mais desembarcados do exterior. Um único produto responde por quase 80% das exportações: o açúcar Porto de Aratu Localização: Aratu/BA Principais setores: Produtos minerais, Indústria Destaques (2003): Exportação de US$ 443 milhões em óleos de petróleo. Em geral, o porto atua com mercadorias ligadas ao Pólo Petroquímico de Camaçari Porto de Antonina Localização: Antonina/PR Principais setores: Agroindústria e madeira, Indústria química Destaques (2003): Porto de pouca relevância para o comércio exterior brasileiro Porto de Imbituba Localização: Imbituba/SC Principais setores: Agroindústria e madeira, Metalurgia, Indústria química Destaques (2003): É um porto especializado Porto de Niterói Localização: Niterói/RJ Principais setores: Plásticos e borracha, Agroindústria e madeira Destaques (2003): Não há produtos de exportação relevantes. Quanto às importações, três produtos podem ser mencionados: tubos de borracha, trigo, torneiras e válvulas Porto de Natal Localização: Natal/RN Principais setores: Agroindústria e madeira, Eletroeletrônica, Produtos minerais Destaques (2003): Na relação dos produtos mais exportados, os óleos brutos de petróleo vêm em primeiro lugar, seguidos do açúcar Porto de Maceió Localização: Maceió/AL Principais setores: Açúcar Destaques (2003): O porto é responsável por praticamente todas as vendas ao exterior do estado e um único produto, o açúcar, representa 74% de todo o valor exportado |