2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009
Uma batalha pela cidadania
Nas próximas páginas, o leitor da revista Desafios do Desenvolvimento terá o que pode ser chamado de um pequeno especial. As seções História, Perfil, Retratos e Questões do Desenvolvimento estão ligadas pela temática da igualdade racial.
Também a seção Estante traz um destaque para a segunda edição do livro As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil 120 Anos Após a Abolição, lançado pelo Ipea no ano passado. Organizado pelo diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto, Mário Theodoro, a obra conta agora com prefácio do ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O motivo da especial atenção para com o tema nesta edição é a 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), sob coordenação da Secretaria da Igualdade Racial, que acontece em Brasília entre os dias 25 e 28 de junho. Ocasião, aliás, em que o livro será lançado.
O secretário-executivo da organização do evento, Marco Antônio Pires Lima, acredita que hoje existe uma conjuntura histórica, em que as políticas de promoção da igualdade racial tornaram-se políticas de governo. "É um marco que se deu com a criação da Secretaria Especial da Igualdade Racial. Isso, por sua vez, deu espaço para a 1ª Conferência, em 2005", diz.
Esta segunda edição do encontro nacional tem como objetivos avaliar as diretrizes para implementação do plano nacional para igualdade racial; apresentar propostas de alteração para ajustes e definir novas diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas públicas. Ainda que o foco da Secretaria Especial da Igualdade Racial seja a questão negra, outros segmentos discriminados também têm seu espaço contemplado na conferência, como as comunidades indígenas e a etnia cigana.
O evento vai contar com a presença de 1600 delegados, terá dois grandes fóruns, além de painéis. Um deles, sobre trabalho, terá apresentação do Ipea, que também é um dos apoiadores do evento.
|