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2005. Ano 2 . Edição 17 - 1/12/2005 A velha e boa Argentina Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) propõe que o Brasil adote uma nova estratégia nas suas relações comerciais internacionais. Os autores, Fabio Giambiagi e Igor Baremboim, defendem que o país lucrará mais voltando seus olhos para a vizinha e rival Argentina do que para a distante e aliada China. Os argumentos são bem convincentes. “Entre 2002 e 2004, nossas exportações para a Argentina cresceram 215%, ante um aumento das vendas brasileiras para o resto do mundo de 54%. Na comparação entre esses mesmos dois anos, enquanto a balança comercial com a China melhorou apenas 800 milhões de dólares, devido a preços e ao aumento da venda de commodities, a do Brasil com a Argentina melhorou 4,2 bilhões de dólares, pela expansão da venda de manufaturados. Em 2005, o Brasil deverá voltar a ter déficit na sua relação comercial com a China, enquanto estará exportando para a Argentina mais 50% em comparação com 1998, antes da crise do país vizinho. Curiosamente, quem lê os jornais ofuscado pelo fenômeno do crescimento chinês fica com a impressão de que a China é o eldorado das exportações brasileiras e vê seguidos apelos para esquecer a relação com a Argentina. Essa visão embute um sério erro de perspectiva.” São as palavras escolhidas pelos estudiosos para concluir o trabalho
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