2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012
Educação Texto do Ipea pauta redação do Enem
Um dos textos que embasaram o tema da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi retirado do Portal Ipea. Trata-se do Trilha da costura: flexibilidade laboral ou escravidão, de autoria de Rafael de La Torre Oliveira, psicólogo graduado pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo.
O texto é um dos artigos selecionados para a Conferência do Desenvolvimento (Code/ Ipea), ocorrida em novembro de 2011, em Brasília. Ele aborda a situação dos imigrantes bolivianos, mais de 3 milhões no mundo.
A redação do Enem, feita por 4,17 milhões de estudantes, teve como tema o movimento migratório para o Brasil no século XXI.
___________________________________________________________________________________
Economia Classe média da América Latina cresce 50%
|
A América Latina e o Caribe registraram, na última década, um salto de 50% no número de pessoas que integram a classe média – de 103 milhões em 2003 para 152 milhões em 2009. Os dados estão no relatório Mobilidade Econômica e a Ascensão da Classe Média Latino-Americana, do Banco Mundial, divulgado na sede do Ipea, em Brasília.
Durante décadas, a redução da pobreza e o crescimento da classe média na América Latina e no Caribe (ALC) avançaram em ritmo lento por causa do baixo crescimento econômico e da persistente desigualdade social. Nos últimos dez anos, no entanto, a renda apresentou uma significativa melhora na região devido a mudanças nas políticas governamentais que enfatizaram a criação de programas sociais e a estabilidade econômica.
O resultado foi que o segmento representa 30% da população da região em 2009. Entre os países com melhor desempenho estão o Brasil, que compreendeu cerca de 40% do crescimento de classe média na América Latina; a Colômbia, onde 54% das pessoas melhoraram sua situação econômica no período de 1992 a 2008; e o México, que viu 17% da sua população ingressar na classe média entre 2000 e 2010. Hoje, a classe média e os pobres respondem por parcelas quase iguais da população da região, segundo o relatório.
O lançamento do estudo foi realizado simultaneamente em Brasília, Bogotá (Colômbia) e Washington (Estados Unidos).
___________________________________________________________________________________
Desenvolvimento Ipea e ABDI lançam Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalhos
O Ipea e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram a Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho, que vai unir instituições de pesquisa, governo e setor privado na qualificação de recursos humanos para suprir as demandas de mão de obra especializada. Trata-se de um grupo para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil.
O grupo promoverá um intercâmbio técnico-científico entre os envolvidos, além de produzir dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego.
A rede será coordenada pelo Ipea e pela ABDI – vinculados à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, respectivamente –, e terá participação inicial dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
___________________________________________________________________________________
Meio ambiente Relatório analisa efeito estufa
|
O Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realizou o pré-lançamento do Relatório sobre as Emis sõe s Excedentes de Gases de Efeito Estufa em diferentes países. No Brasil, a apresentação foi feita na sede do Ipea, em Brasília. O estudo do PNUMA mostra diferentes cenários de padrões de emissão futuros e analisa as disparidades entre os compromissos assumidos por governos para reduzir as emissões e o que seria necessários para manter o aumento global da temperatura abaixo dos 2ºC até 2020.
Os autores de um dos capítulos do relatórios, os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea, Jorge Hargrave e Ronaldo Seroa da Motta, apresentam medidas que os países podem implementar para alcançar os níveis desejados de emissões. O documento também analisa a experiência brasileira de combate ao desmatamento, indicando que ela pode servir de exemplo em outras partes do mundo.
Segundo Hargrave, somente dois países conseguiram obter sucesso na redução do desmatamento: Costa Rica e Brasil, que reduziu 75% do desmatamento na Floresta Amazônica desde 2004.
Atualmente, são emitidas por ano na atmosfera terrestre 49 gigatoneladas de gases que provocam o efeito estufa. A meta do PNUMA é que, até 2020, essas emissões sejam reduzidas para 44 gigatoneladas. Porém, a estimativa é de que, se medidas eficazes não forem adotadas, essas emissões cheguem a 52 gigatons por ano.
O relatório está disponível no endereço www.ipea.gov.br
___________________________________________________________________________________
Trânsito Lei da Cadeirinha reduz acidentes
O número de mortes de crianças com até dez anos em acidentes de trânsito diminuiu 23%, de acordo com avaliação elaborada pelo Ipea a partir de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
A pesquisa do Instituto relacionou os dados do SIM de 2009, 2010 e 2011. Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, o número de mortes foi 296. De setembro de 2010 a agosto de 2011, caiu para 227.
Nos quatro anos antes de a Lei da Cadeirinha entrar em vigor, em setembro de 2010, o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito crescia gradualmente. Entre setembro de 2005 e agosto de 2006, o total era 238. Três anos depois, chegou a 296.
De acordo com a avaliação, as principais vítimas são crianças com até dois anos.
A Lei da Cadeirinha obriga o uso desse dispositivo em automóveis. Bebês de até 12 meses devem ser transportados no bebê-conforto. Entre um e quatro anos, crianças devem viajar em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio, o ideal é que usem assento elevatório. Crianças com idade superior a sete anos e meio devem usar cinto de segurança do veículo.
___________________________________________________________________________________
Produtividade Tendências do mercado de trabalho
|
Foi realizado na sede do Ipea, em Brasília, o seminário Formação e Mercado de Trabalho, em que se discutiram temas como qualificação profissional, tendências do mercado e indicadores de produtividade.
O debate faz parte do lançamento da rede de pesquisa sobre o tema, do qual participam o Ipea, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Educação (MEC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O técnico do Ipea Divonzir Gusso enfatizou as variações regionais na dinâmica do emprego e os novos modos de crescimento do setor terciário. Segundo ele, efeitos combinados de expansão do agronegócio, de desconcentração de investimentos e do crescimento industrial, somados às novas frentes de expansão do turismo e à nova configuração do mercado nacional determinaram variações importantes nos ritmos de crescimento do emprego fora dos eixos metropolitanos tradicionais.
O seminário abordou ainda temas como qualificação profissional e competências cognitivas no mercado de trabalho brasileiro, bem como o comportamento da demanda e oferta por profissões de nível superior no país.
|