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2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014 Bullying Alunos muito gordos ou muito magros são mais sujeitos a sofrer bullying. O dado é do texto para discussão Discriminação Contra os Estudantes Obesos e os Muito Magros nas Escolas Brasileiras, publicado no Portal Ipea. De autoria de Luís Claudio Kubota, técnico de Planejamento da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), o estudo faz uma análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 e revela que os estudantes autoclassificados nesses grupos, ou de muito gordos ou de muito magros, são mais expostos a comportamentos de risco, como o uso de cigarros, consumo de drogas ilícitas, álcool e laxantes ou indução ao vômito. Lançado em três línguas: português, inglês e espanhol, estudo analisa a juventude brasileira. Um dos artigos apresenta a nova agenda jovem, em que a educação de qualidade assume o primeiro lugar na prioridade da juventude. Em seguida foi elencada a melhoria nos serviços de saúde e em terceiro lugar o acesso a alimentos de qualidade. A pesquisa também discute mercado de trabalho, formação profissional, educação e as mortes violentas dos jovens. O conglomerado de artigos é resultado da parceria entre o Ipea, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC) e o Centro de Estudios Distributivos Laborales y Sociales (Cedlas). Entre 18 e 19 de março o Rio de Janeiro sediou o Fórum Acadêmico dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O Ipea organizou o evento, que teve como destaque as mudanças na classe média decorrentes das políticas inclusivas nesses países e os desafios que irão enfrentar. Também foram reafirmados os compromissos de cooperação mútua em torno dos pilares: promoção da cooperação para o crescimento econômico e o desenvolvimento; paz e segurança; justiça social; desenvolvimento sustentável e qualidade de vida; governança política e econômica, e progresso através do compartilhamento da inovação e do conhecimento. O evento antecede a Cúpula dos BRICS que será realizada este ano em Fortaleza-CE, em julho. ___________________________________________________________________________________
Melhoria na educação é tema recorrente na agenda do presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri. Em reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Neri aproveitou a oportunidade para debater o papel das tecnologias na educação. “Discutimos o papel das tecnologias para impulsionar o aprendizado e a necessidade de criar um movimento mundial de apoio à causa, com o qual o exemplo brasileiro recente de metas de desempenho tem muito a contribuir”, afirmou Neri, que manteve encontros com personalidades como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair (foto). Ao lado de outro ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e do ministro de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Derek Hanekon, Neri fez uma apresentação no painel New Vision for Education (Uma nova visão para a educação). Dados da Carta de Conjuntura lançada pelo Ipea em março de 2014 apresenta quadro econômico estável para o país no decorrer do ano. O estudo aponta um viés positivo para a produção industrial, com melhor desempenho nas vendas do varejo e aceleração na criação de empregos formais, sendo que, em janeiro de 2014, o crescimento já se apresentava 3,6% acima da tendência observada no mesmo período do ano anterior. A Carta revela também que o consumo do governo e das famílias fechou o ano de 2013 com o menor índice dos últimos dez anos, atingindo 2,3% e 1,9%, respectivamente. O consumo das famílias, embora tenha sido o responsável por 61,9% da variação do PIB e considerado o principal sustentáculo da economia brasileira em 2013, vem perdendo fôlego no mercado. Como justificativas para essa desaceleração, são apontadas a acomodação do mercado de trabalho; a desaceleração das concessões de crédito ao consumo e a inflação acima da meta. Organizado pelo Ipea e pela Fundação Getúlio Vargas, o I Ciclo Brasileiro de Conferências em Compras Públicas e Desenhos de Concessões colocou em discussão os entraves para as compras públicas no Brasil. O destaque foi dado para o estudo A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do Ipea à Consulta Pública do Senado, em que propõe, além da reforma normativa da chamada Lei das Licitações, a criação de duas agências, uma normativa e uma executiva, de compras centralizada; criação de carreiras de níveis médio e superior especializadas em compras públicas e aperfeiçoamento e integração dos sistemas eletrônicos de rastreamento das compras desde a abertura do processo até o seu encerramento.
Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o Ipea começou a oferecer em março o primeiro Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento da instituição. Foram disponibilizadas 40 vagas para gestores e técnicos do setor público federal que atuam na formulação, gestão, implementação, avaliação, controle e regulação de políticas públicas. O curso, com duração de dois anos, possui dois objetivos: o primeiro é oferecer instrumentos analíticos rigorosos que sejam, por um lado, críticos e amplos o suficiente para captar a complexidade do fenômeno do desenvolvimento e, por outro, possibilitar uma aproximação entre a formação acadêmica e a institucionalidade e o modo de funcionamento das políticas públicas. |