resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea Nº 81

2014 . Ano 11 . Edição 81 - 05/10/2014

AVALIAÇÕES

Ipea estuda impactos das políticas públicas

rd81sec01img01

Para entender melhor como as políticas públicas influenciam o desenvolvimento regional é necessário que se tenha uma visão mais abrangente de como uma combinação de políticas impacta, de maneira diferente, estados e municípios, melhorando o planejamento e tornando mais eficiente a aplicação de recursos. A cooperação e a coordenação de políticas públicas devem balizar a atuação do Estado.

Essas necessidades levaram o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Guilherme Mendes Resende a editar a publicação Avaliação de Políticas Públicas no Brasil - Uma Análise de seus Impactos Regionais. O texto ajuda a pensar as necessidades específicas de cada região para melhorar o padrão de vida da população e promover o desenvolvimento econômico e social em cada parte do país.

_____________________________________________________________________________________________

ESTRATÉGIA

Gestão do Conhecimento para melhorar o serviço público

rd81sec01img02

Conhecida como a principal ferramenta para aprimorar a gestão das organizações privadas e governamentais, a Gestão do Conhecimento é um método de caráter integrado que cria, compartilha e aplica conhecimento para que as instituições adquiram melhor desempenho em suas atividades.

Recentemente o Ipea realizou um estudo em que analisou 76 organizações, 67 delas da administração pública federal, no qual fez um comparativo entre os anos de 2004 e 2014. Nesses dez anos, a falta de uma política pública abrangente contribuiu para que houvesse pouca mudança na implementação e atuação da Gestão do Conhecimento nas organizações. Para que se obtenham resultados significativos nessa demanda é necessário que os gestores e lideranças corporativas dediquem esforços e percebam o tema como uma visão estratégica para a organização.

_____________________________________________________________________________________________

INTEGRAÇÃO

Regionalismo desenvolvimentista X liberal

rd81sec01img03

Como deve ser a integração latino- -americana? Um regionalismo desenvolvimentista ou liberal? Segundo as orientações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), é oportuna uma política mais desenvolvimentista, embora as duas tendências sejam muito presentes, ora pendendo para um regionalismo de caráter liberal, ora para um regionalismo desenvolvimentista. A análise destes modelos de integração está no estudo Perspectivas para a Integração da América Latina, feito pelo Ipea em conjunto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

_____________________________________________________________________________________________

METRÓPOLES

Gestão nas grandes cidades precisa melhorar

Uso do solo, transporte público, mobilidade urbana e saneamento básico são alguns dos itens que envolvem a governança das regiões metropolitanas brasileiras. É nesse espaço que se concentra parte considerável dos investimentos nacionais, públicos ou privados. Porém, atualmente, os instrumentos de planejamento, as ferramentas e os recursos para gestão e controle social dessas regiões estão deficientes, instáveis e os casos bem-sucedidos são exceção e não uma regra. Esses resultados estão no estudo Funções Públicas de Interesse Comum nas Metrópoles Brasileiras: Transportes, Saneamento Básico e Uso do Solo, organizado pelos pesquisadores do Ipea Marco Aurélio Costa e Bárbara Marguti.

_____________________________________________________________________________________________

FEDERALISMO

rd81sec01img04


Para onde caminha o Brasil

Uma tendência ganha destaque na agenda dos estudos federativos: a percepção do estado como ente do federalismo, no momento em que o município não se apresenta mais como ator principal. Isso vem ocorrendo desde o fim da década de 1990, quando os governos estaduais passam a ter um papel importante nos ajustes macroeconômicos, como a renegociação de dívidas e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os governos estaduais passaram a assumir maiores responsabilidades na execução de políticas como educação e saúde, porém sem possuir todos os recursos necessários. Na publicação Governos Estaduais no Federalismo Brasileiro – Capacidades e Limitações Governativas em Debate, organizada pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Aristides Monteiro Neto, pesquisadores apontam que a ausência de políticas nacionais de desenvolvimento territoria e a debilidade fiscal dos governos estaduais são algumas das razões pelas quais existe a competição interestadual por investimentos privados.

_____________________________________________________________________________________________

PROGRAMA

País terá mais 15 mil pontos de cultura

rd81sec01img06

Com o programa Cultura Viva é cada vez maior o número de pessoas com acesso à cultura. Além das “artes” e dos “espetáculos”, o programa também agrega o regionalismo, a cultura popular e as tradições ao conjunto de programas culturais brasileiros. Segundo o pesquisador do Ipea Frederico Barbosa, que coordenou o estudo Linhas Gerais de um Planejamento Participativo para o Programa Cultura Viva, 15 mil novos pontos de cultura devem ser criados até 2020, com distribuição de até R$ 500 mil a cada três anos para cada ponto, a depender do tamanho da população de cada região.

_____________________________________________________________________________________________

HISTÓRIA

Dicionário Saint-Adolphe tem reedição em 2014

Editado pela primeira vez em 1845, o dicionário geográfico Saint-Adolphe é uma obra que registra o período em que o militar francês Milliet de Saint-Adolphe viveu em nosso país. Essa é uma das primeiras publicações que faz uma descrição geral de várias localidades de todo o Império naquele período. Com a reedição do dicionário, em 2014, é possível encontrar informações sobre os povoados dos estados brasileiros no século XIX, além de mostrar detalhes da fundação desses estados e traçar relações históricas entre as comunidades antigas e as atuais.

_____________________________________________________________________________________________ 

RENDA

População negra ainda ganha menos

rd81sec01img05

Entre as desigualdades sociais brasileiras, a racial ainda é uma das mais graves. É flagrante o distanciamento entre as populações negra e branca em relação à renda, por exemplo. Em 2001, o número de negros que ganhavam até meio salário mínimo era de 38% da população, enquanto o de brancos com esses rendimentos era de apenas 17%. Em 2012, o número de negros nessa faixa diminuiu, mas a disparidade entre brancos e negros ainda era grande, 14% e 6% respectivamente.

Coordenado pelos pesquisadores Tatiana Dias e Milko Matijascic, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o estudo Situação Social da População Negra Segundo as Condições de Vida e Trabalho no Brasil revela que a vida da população negra melhorou, como consequência das políticas públicas implementadas nos últimos anos, mas ainda existe um longo caminho pela frente.


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334