A atuação da Auditoria Interna

A atuação anual da Auditoria Interna ocorre de forma programada, após a aprovação, pela CGU, de seu plano de trabalho, elaborado com base em seleção de matérias a serem acompanhadas no exercício subsequente, priorizadas com base em critérios de materialidade, relevância e criticidade, além de outros parâmetros sugeridos pela CGU, tais como os utilizados em análises de risco. A priorização é necessária em razão da impossibilidade de se fiscalizar ou acompanhar a totalidade dos atos de gestão praticados no exercício, por conta da reduzida estrutura operacional desta unidade seccional. Portanto, a Audin não age de forma desarticulada ou dispersa, mas por meio de ações planejadas e integradas ao conjunto de medidas que visa assegurar aos gestores e ao Ipea o adequado e regular cumprimento de suas funções, visando ao alcance dos objetivos estratégicos aprovados pela Alta Administração.

Por conseguinte, a atuação da Audin no tocante à fiscalização da execução orçamentária, financeira, patrimonial, de gestão de pessoas e de compras, bem como ao cumprimento da agenda de trabalho, sempre se dará mediante a execução de seu programa anual de ações, denominado Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – Paint. No tocante à sua atuação orientadora, a Audin também apoia tecnicamente o Ipea no cumprimento de suas obrigações legais pertinentes à prestação anual de contas e no atendimento de outras demandas oriundas dos órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU). Ressalta-se que o titular da Auditoria Interna exerce sua função mediante o cumprimento de mandato por período determinado, cuja designação é aprovada pela CGU.

Nesse contexto, a seara de atuação da Audin diz respeito basicamente ao acompanhamento e à fiscalização dos atos de gestão pertinentes à preservação e ao bom uso do patrimônio do Instituto e dos demais recursos públicos utilizados, em especial atentando para avaliação da eficácia, da eficiência, da economicidade e da efetividade no emprego desses recursos, visando ao cumprimento da missão institucional do Ipea.