Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Regional

Concessões e dinâmica regional : um perfil dos deslocamentos pedagiados

Paula, Jean Marlo Pepino de;


Desenvolvimento Regional: Livros.

Transportes: Livros.

Transportes.

Desenvolvimento Regional.

Publicado em: Mai-2019


Concessões e dinâmica regional : um perfil dos deslocamentos pedagiados

Este trabalho discorre sobre o impacto da política de concessão de rodovias sobre a renda e dinâmica regionais. Reúne informações do censo de 2010 e do fluxo de veículos nas praças de pedágio em uma rodovia federal concedida, a Autopista Fluminense, para ilustrar o comprometimento da renda per capita nos potenciais deslocamentos pendulares tarifados. A partir deste recorte, o estudo infere que existe um elevado volume de deslocamentos regionais que, virtualmente, utilizam a rodovia, mas não são tarifados. As viagens sujeitas à tarifação arcam com esta gratuidade e são realizadas entre uma pequena parcela da população, com menor renda. Além disso, o estudo destaca o impacto e reflexos das cobranças uni e bidirecional da tarifa para uma população pendular de baixa renda.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_2478.PDF Adobe PDF 3.29 MB visualizar
TD_2478_sumex.pdf Adobe PDF 130.29 KB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com