Pesquisa em Rede: análise preliminar dos grupos de pesquisa do CNPq em 2014

Radar nº 45 – Junho de 2016

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibiliza, em seu site, os resultados dos censos do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Os censos contêm informações referentes aos 35.424 grupos em atividade, em 30 de dezembro de 2014 e anos anteriores, sendo que cada um deles possui informações básicas do próprio grupo, de todos os pesquisadores e estudantes vinculados e, quando existente, de empresas vinculadas ao grupo.

Uma busca preliminar na literatura que analisa grupos de pesquisa do CNPq revelou poucos trabalhos, todos com recortes de análise restritos a áreas específicas (Villela e Almeida, 2012; Ferraz et al., 2014; Martins et al., 2014; Rocha et al., 2014; Santos et al., 2014). Não é do conhecimento do autor trabalho que tenha feito análise mais sistemática do conjunto completo dos grupos de pesquisa, muito menos utilizando os dados de 2014.

Nesse sentido, este artigo apresenta uma primeira leitura dos dados, identificando preliminarmente aspectos de interesse, em especial referentes à associação de grupos de pesquisa com empresas.

Autores: Bernardo Alves Furtado

Acesse o artigo completo em PDF