Subsídios e Proposições Preliminares para um Debate sobre o Magistério da Educação Básica no Brasil
Publicado em 29/04/2014 - Última modificação em 05/12/2023 às 17h51
Radar nº 32 – Abril de 2014
O Brasil forma uma quantidade relativamente pequena de pessoas no ensino superior. A despeito das melhorias de fluxo na educação básica, da expansão de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e das metas de dois sucessivos Planos Nacionais de Educação (PNEs), dados de 2011 publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que somente 11,6% dos brasileiros entre 25 e 64 anos detêm algum título de nível superior. Entre os 34 países membros da OCDE, essa proporção sobe para 31,5% (OCDE, 2013). Na população brasileira entre 18 e 24 anos, 15,1% frequentavam um curso terciário em 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A meta do PNE 2001-2010 era fechar o período com 30% nessa condição, mas em 2010 o índice não chegava nem à metade disso. Diante da distância em alcançá-la ao final da década, o PNE seguinte – referente ao período 2011-2020, ainda pendente de aprovação no Congresso Nacional – praticamente replica a mesma meta, elevando-a em apenas três pontos percentuais (33%).
Autores: João Alberto De Negri, Patrick Franco Alves, Sergio Mikio Koyama e Bruno César Araújo