Política de Ética e Antiplágio

Retração

As retrações são consideradas pelos editores e o Conselho Editorial da Revista PPP em casos de evidências de dados não confiáveis, plágio ou outra violação de direitos autorais, publicação duplicada e pesquisa antiética.

Os avisos de retirada explicam porque o artigo foi retirado. Quando o artigo é retraído de uma edição, substituímos a versão do artigo que será postada contendo apenas os metadados, com uma nota de retração no lugar do texto original. O documento .pdf será substituído por uma versão com marca d'água contendo a expressão "Versão Retraída". No entanto, o texto original permanecerá acessível, a não ser que seja legalmente necessário remover o conteúdo original. Nesses casos, deixaremos os metadados (título e autores) e substituiremos o texto por uma nota dizendo que o artigo foi removido por motivos legais. Um aviso de retração também será publicado online.

Não serão aceitos trabalhos que contenham material plagiado, sendo estes do próprio autor (autoplágio) ou de outrem. Os autores devem se certificar de que os manuscritos submetidos atribuem adequadamente os devidos créditos a todo e qualquer material anteriormente publicado e usado na pesquisa.

Política de Plágio e Ética na Pesquisa

A Revista PPP adota todas as formas de preservação do direito autoral e de incentivo ao uso ético e antiplágio nos artigos que publica. É responsabilidade dos autores tomar todos os cuidados e seguir a legislação e a ética para não copiar ideias, conceitos ou frases de outro autor sem o devido crédito e citação. Além das normas vigentes, os autores devem também observar as orientações da Revista PPP para os tipos de textos que podem ser publicados sem o enquadramento como autoplágio.

Erros de boa-fé exigem a publicação de uma correção quando são detectados. A Revista PPP  solicita que os autores informem aos editores sobre quaisquer erros em seu artigo. A versão online do artigo estará vinculada ao aviso de correção e vice-versa.

A Revista PPP segue as recomendações de documentos oficiais, como as Diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica, definidas em relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como as recomendações sugeridas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). A PPP segue ainda as regras da Portaria nº 412/2023, sobre as diretrizes e regras editorais da instituição mantenedora, as quais espelham os mesmos princípios e diretrizes da Revista, pautados na busca pela qualidade, na difusão do conhecimento científico e na ética editorial

Os editores da revista realizarão testes para rastreamento de plágio por meio de softwares após a submissão e após o retorno final dos autores com alterações nos trabalhos. Em caso de identificação de plágio antes da publicação, o trabalho será rejeitado. Em caso de plágio identificado após a publicação, o trabalho será retratado publicamente. Os autores serão devidamente informados dos motivos. Trabalhos que envolvam pesquisas com seres humanos e animais devem indicar o número do protocolo de aprovação pelo Conselho de Ética da instituição onde a pesquisa foi realizada. A aprovação deve ser informada em documento suplementar no ato de submissão e no corpo do trabalho, abaixo do Resumo e na Metodologia.

Conflito de interesse

Os autores devem se certificar de que os trabalhos estejam desprovidos de quaisquer conflitos de interesses, seja pessoal, comercial ou de outra natureza. O conflito deve ser informado após os agradecimentos (caso haja), depois da Conclusão do trabalho e antes das Referências. No caso de trabalhos realizados com apoio ou financiamento de agências financiadoras ou empresas, estas devem ser devidamente mencionadas em cada trabalho.