DA VELHICE À TERCEIRA IDADE:

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO E AS IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp59art10

Palavras-chave:

velhice, terceira idade, heterogeneidade, políticas públicas

Resumo

O presente estuto faz um levantamento teórico acerca da transição do conceito de velhice para terceira idade analisando a trajetória e as implicações para políticas públicas voltadas à pessoa idosa no Brasil. Este é um trabalho de cunho exploratório, uma vez que almeja explicitar categorias teóricas específicas. A técnica empregada foi um levantamento bibliográfico a partir da literatura recente disponível em periódicos científicos. Sabemos que o desafio é assegurar a inserção do idoso na sociedade e nos diferentes espaços da esfera pública com garantias de saúde, renda, segurança e dignidade. Contudo, este trabalho vem ressaltar que as políticas públicas voltadas à pessoa idosa devem ser pensadas no plural, uma vez que esta categoria engloba vários grupos etários dentro de uma única denominação. O que implica assumir a intrínseca heterogeneidade, dadas as diferentes trajetórias imersas na vida social e econômica do país, em cuja diversidade emergem as antigas e novas demandas por políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt, Universidade Federal do Paraná
    Mestra (2015) e Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. É Bacharel em Economia (2012) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. É membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC). Integra o grupo de pesquisa em Desenvolvimento Socioeconômico, agricultura familiar e educação do campo (UNESC); e o Núcleo de Estudos em Instituições (UFPR). Tem experiência nas áreas de Economia e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Bem Estar Social e Economia Institucional. 
  • Fabiano Abranches Silva Dalto, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado pela Universidade de Hertfordshire (2007), na Inglaterra. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Interesse em pesquisa nas seguintes áreas: instituções econômicas e o desenvolvimento; a teoria de Keynes; economia institucional.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

DA VELHICE À TERCEIRA IDADE:: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO E AS IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 59. https://doi.org/10.38116/ppp59art10

Artigos Semelhantes

1-10 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.