O DESEMPENHO AMBIENTAL DAS EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
Palavras-chave:
Indicadores de Desempenho Ambiental, Recursos Naturais, Resíduos Sólidos, Emissões Atmosféricas, Efluentes LíquidosResumo
A necessidade da promoção do desenvolvimento econômico associado ao desenvolvimento sustentável exige das organizações uma preocupação cada vez mais voltada para as questões ambientais e a adequação às normas e legislações vigentes. O presente trabalho analisa o desempenho ambiental das empresas do setor automotivo instaladas na região metropolitana de Curitiba (RMC) na busca da sustentabilidade ambiental. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), onde foram levantados e avaliados os indicadores de desempenho ambiental do setor a partir da análise dos processos de licenciamento ambiental das empresas instaladas na RMC.
Os indicadores revelam um consumo médio de 3,187 m3 de água; 1,4 MWh de energia elétrica; e 30,7cm3 de gases por veículo produzido na RMC. O volume de resíduos sólidos para reciclagem por unidade produzida totaliza 56,052 kg; os resíduos para disposição 12,27 kg; e o total de sucata metálica 105,01 kg. O volume de efluentes líquidos corresponde a 0,752 m3 e as emissões atmosféricas 3,114 kg por unidade produzida. Apesar da preocupação com a adoção de posturas ambientalmente corretas, os investimentos
médios destinados às questões ambientais são de R$ 36,81 por veículo produzido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Planejamento e Políticas Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.