THINK TANKS E UNIVERSIDADES NO BRASIL:

ANÁLISE DAS RELAÇÕES NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Leonardo Secchi PVBLICA - Instituto de Políticas Públicas
  • Letícia Elena Ito Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

think tanks, universidades, produção de conhecimento, políticas públicas, análise de políticas públicas.

Resumo

Os think tanks e as universidades produzem conhecimento relevante para a elaboração de
políticas públicas. O objetivo deste artigo é analisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea. Os resultados apontam para uma relação de cooperação entre think tanks e universidades, de tipo intermitente e de dependência dos think tanks com relação às universidades, especialmente no que se refere a capital humano na produção e na disseminação de conhecimentos por projetos e relatórios, livros, artigos, seminários e capacitação. Comparativamente às universidades, os think tanks são poucos e ainda desconhecidos no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Secchi, PVBLICA - Instituto de Políticas Públicas

    Ph.D. Estudos Políticos - Universidade de Milão

    Pós-doutorando em Políticas Públicas - Universidade de Wisconsin

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC)

    Pesquisador da PVBLICA - Instituto de Políticas Públicas

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Publicado

05-01-2022

Como Citar

THINK TANKS E UNIVERSIDADES NO BRASIL:: ANÁLISE DAS RELAÇÕES NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICA PÚBLICA. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 46. https://ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/554

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