GUIA PARA ENTENDER A POLÍTICA REGIONAL DA UNIÃO EUROPÉIA
Palavras-chave:
política regional, união europeia, mercado unico, UEResumo
A coesão econômica e social (redução dos desequilíbrios/ disparidades regionais) é o principal objetivo da política regional da UE. Constitui, também, com o Mercado Único e a União Econômica e Monetária, um dos três pilares da União Européia (UE). Este guia apresenta os instrumentos de intervenção da UE destinados à redução das disparidades regionais (FEDER, FSE, FEOGA, BEI etc.), os princípios de funcionamento e as modalidades de intervenção da política regional da Comunidade. A concentração das intervenções em seis objetivos principais, as iniciativas da Comunidade e o Fundo de Coesão para os quatro países de menor renda são expostos de modo mais extenso. Nos capítulos 5 e 6, são analisados o funcionamento da política regional da UE, o volume de recursos mobilizados, sua distribuição por países e objetivos, a participação dos fundos envolvidos e os resultados de diversos modelos macroeconômicos e de outros aportes. Ao final deste guia, o leitor poderá encontrar um breve resumo da nova política regional da UE, ou seja, da política que começou a ser desenvolvida na Reunião de Cúpula de Amsterdã de 1997 (e na Agenda 2000) e que entrou em vigor recentemente, anos após a aprovação, no Conselho de Berlim, em março de 1999, de sua dotação orçamentária para o período 2000/ 2006, e no Conselho de junho do mesmo ano, dos novos regulamentos aplicáveis a ações estruturais e aos países da pré-adesão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.