DÍVIDA PÚBLICA EXTERNA:
EMPRÉSTIMOS DO BIRD AO BRASIL
Palavras-chave:
dívida pública externa, empréstimos, BIRD, Banco MundialResumo
Este estudo analisa as transferências líquidas de recursos do Banco Mundial para o Brasil referentes aos empréstimos que entraram em efetividade a partir de 1980 a 1997, e calcula o custo efetivo de 33 contratos que foram integralmente desembol-sados e amortizados nesse período. Esse custo é desdobrado em três componentes; o primeiro corresponde ao custo previsto e os outros dois, ao custo adicional que onera o empréstimo quando ocorre alteração cambial do dólar, em relação à cesta de moedas e/ou atraso na execução do projeto. O trabalho constata que o custo efetivo dos 33 empréstimos foi elevado, cerca de 18% a.a., e que, desse total, os custos devidos à desvalorização do dólar e a atrasos foram respectivamente de 4,3% e 3,7% a.a. O estudo conclui que as normas adotadas pelo Banco Mundial explicam, em parte: (i) o cancelamento de recursos contratados, o que, em última instância, eleva o custo de atraso; (ii) que os empréstimos atualmente em negociação podem vir a ter um custo efetivo maior do que o calculado para a amostra; e (iii) que os recursos setoriais do Banco Mundial não devem ser considerados como uma alternativa eficaz de captação de financiamentos externos, tanto pelo seu custo efetivo quanto pela pequena e lenta internação desses recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.