CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS:

O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012)

Autores

  • Admir Antônio Betarelli Júnior Banco do Brasil
  • Weslem Rodrigues Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Perovani Esposito Medeiros de Albuquerque Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

crédito rural, tipos de financiamento, modelo de insumo-produto

Resumo

Os recursos equalizáveis pelas taxas de juros do crédito rural têm viabilizado a modernização e a produção no setor agropecuário, desencadeando efeitos econômicos em todo o sistema produtivo brasileiro. As linhas de crédito visam a financiar especialmente as inversões produtivas e os custeios rurais. Essa distinção entre as finalidades de financiamento tem papel importante no impacto econômico que se projeta para a economia brasileira, pois envolvem diferentes alocações setoriais dos montantes creditícios. Nesse sentido, este trabalho analisa os prováveis efeitos econômicos dos desembolsos equalizáveis de diferentes linhas e finalidades de crédito rural em 2012, utilizando um modelo de insumo-produto. As projeções geradas por um conjunto de exercícios de simulação permitem uma avaliação quantitativa do retorno líquido ao orçamento público, por exemplo. Ou melhor, os resultados sinalizam que a expansão da receita tributária pela expansão da atividade no país representaria 41,85% dos subsídios oriundos da equalização das taxas de juros (ETJ). O PIB brasileiro cresceria cerca de R$ 19,42 bilhões, com criação positiva sobre as ocupações de trabalho. Em termos setoriais, a alocação dos recursos creditícios para investimentos e custeios beneficiaria, respectivamente, a expansão do nível de atividade de Máquinas e Equipamentos e de Produtos químicos, cujos setores absorvem também grande parte dos efeitos indiretos gerados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Perovani Esposito Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professor Adjunto III do departamento de economia da UFJF. Atua no programa de pós-graduação da Faculdade de Economia e dos grupos de pesquisa LATES da UFJF e NEREUS da USP. As suas pesquisas mais comuns envolvem a área de energia, economia do meio ambiente e recursos naturais, economia agrícola e desenvolvimento econômico. As principais metodologias utilizadas em seus trabalhos incluem modelos EGC, modelos de insumo-produto, econometria e análise multivariada.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS:: O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012). (2021). Planejamento E Políticas Públicas, 52. https://ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/949

Artigos Semelhantes

1-10 de 501

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.