ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS TERRITORIAIS

Autores

  • Armando Fornazier Universidade de Brasília. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/UnB
  • Walter Belik Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Políticas públicas, compras governamentais, agricultura familiar, políticas territoriais.

Resumo

As compras governamentais podem auxiliar na inserção de agricultores marginalizados nos mercados, especialmente em regiões menos desenvolvidas. O objetivo desse trabalho é verificar a articulação entre compras públicas para a alimentação escolar e políticas territoriais. O estudo foi realizado em dois “Territórios da Cidadania” através de pesquisas de campo, bibliográfica e documental. Em ambos os territórios as prefeituras estão comprando de agricultores locais, porém foram verificados problemas como a dificuldade de inserir produtos mais elaborados, com mais processamento, além de inspeção e embalagem. Há pouca articulação com as políticas territoriais e formação de arranjos como consórcios municipais para a realização de projetos compartilhados. Conclui-se pela necessidade de ações integradas além da criação de mercado, o que poderia ser oferecido via políticas territoriais, porém, nos casos estudados essas ações ainda são poucas.

Biografia do Autor

Armando Fornazier, Universidade de Brasília. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/UnB

Professor Adjunto da FAV/UnB. Pós-Doutorado - Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Doutor em Desenvolvimento Econômico - UNICAMP. Mestre em Agronegócios - UFRGS. Engenheiro Agrônomo - UENF.

Walter Belik, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Titular. Instituto de Economia. Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Fornazier, A., & Belik, W. (2021). ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS TERRITORIAIS. Planejamento E Políticas Públicas, (52). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/963