COMPLEMENTARIDADE PRODUTIVA NA AMÉRICA DO SUL EM 2005

UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA MATRIZ INSUMO-PRODUTO REGIONAL

Autores

  • Cristina Fróes de Borja Reis CECS/UFABC
  • Aleix Altimiras Martin Unicamp

Palavras-chave:

Cadeias globais de valor (CGV), integração regional, matriz insumo-produto, estrutura produtiva

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a matriz insumo-produto regional de 2005 criada pelo Ipea para a América do Sul, buscando compreender as cadeias de valor regionais e a complementaridade produtiva na região a partir da perspectiva estruturalista. Realiza-se o mapeamento dos dados das estruturas produtivas e comerciais dos países da matriz, para, em seguida, serem apresentados os efeitos de encadeamentos produtivos para frente e para trás, avaliando também o valor adicionado importado nas exportações brutas. A partir destes resultados definem-se os setores com complementaridade produtiva e comercial por meio de uma análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats). Por fim, são apresentadas as conclusões e sugestões de políticas de fomento para o fortalecimento da rede produtiva sul-americana.

Biografia do Autor

Cristina Fróes de Borja Reis, CECS/UFABC

Professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC).

Aleix Altimiras Martin, Unicamp

Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Reis, C. F. de B. ., & Martin, A. A. . (2018). COMPLEMENTARIDADE PRODUTIVA NA AMÉRICA DO SUL EM 2005: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA MATRIZ INSUMO-PRODUTO REGIONAL. Revista Tempo Do Mundo, 4(1), 9-63. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/1

Edição

Seção

Artigos