POLÍTICA DE RESPOSTA À CRISE FINANCEIRA GLOBAL

QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Yilmaz Akyüz Organização South Center, Genebra.

Palavras-chave:

crise financeira, países em desenvolvimento, estabilização de mercados financeiros, sistema financeiro global

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor políticas de resposta a diversas questões levantadas pela crise financeira mundial, tais como a estabilização dos mercados financeiros e a necessidade de reforma no sistema financeiro internacional. Discute-se a reforma da arquitetura financeira internacional, com foco na prevenção e resolução de crises. Tal reforma requereria políticas imediatas e medidas de prevenção de crises, mediante a vigilância política multilateral, um sistema internacional de reservas e a regulação dos mercados financeiros internacionais.

Biografia do Autor

Yilmaz Akyüz, Organização South Center, Genebra.

Conselheiro Econômico Especial da Organização South Center, sediada em Genebra, e ex-diretor da Divisão sobre Globalização e Estratégias de Desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), também com sede em Genebra.

Publicado

2010-12-10

Como Citar

Akyüz, Y. (2010). POLÍTICA DE RESPOSTA À CRISE FINANCEIRA GLOBAL: QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. Revista Tempo Do Mundo, 2(3), 147-185. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/116

Edição

Seção

Artigos