NOVAS FRATURAS, VELHAS FERIDAS

A ÁFRICA E A RENOVAÇÃO DA AGÊNCIA DO SUL

Autores

  • Carlos Lopes United Nations System Staff College (UNSSC)

Palavras-chave:

África, nova fronteira de desenvolvimento, Agência do Sul, cooperação sul-sul, cooperação internacional

Resumo

Nas últimas décadas, o mundo testemunha o aumento da importância do continente africano no cenário político mundial, como parte do emergente Sul. O aspecto de maior destaque no discurso global aponta para o reconhecimento das potencialidades econômicas na África, que chama atenção como “nova fronteira de desenvolvimento”. A maior visibilidade dada ao continente revela o surgimento de uma nova “Agência do Sul”, devido à crescente importância de uma série de países africanos. Desse modo, a cooperação Sul – Sul surge como oportunidade de desenvolvimento para o Sul globalizado. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a complexidade dessa nova agência, as principais tendências de cooperação internacional e seu papel na construção histórica do século XXI.

Biografia do Autor

Carlos Lopes, United Nations System Staff College (UNSSC)

Funcionário sênior das Nações Unidas, diretor do Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (Unitar) e do Colégio de Pessoal do Sistema das Nações Unidas (UNSSC).

Publicado

2010-08-10

Como Citar

Lopes, C. (2010). NOVAS FRATURAS, VELHAS FERIDAS: A ÁFRICA E A RENOVAÇÃO DA AGÊNCIA DO SUL. Revista Tempo Do Mundo, 2(2), 41-56. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/118

Edição

Seção

Artigos