SOBRE A AGENDA DO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Octavio Rodríguez Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Palavras-chave:

desenvolvimento de sistemas culturais globais, subdesenvolvimento, crescimento autocentrado, relações sociopolíticas e papel do Estado, identidade cultural e desenvolvimento, desenvolvimento nacional

Resumo

O presente artigo se baseia em categorias e esquemas analíticos, elaborados por Celso Furtado, com o objetivo de examinar o desenvolvimento, entendido este como desenvolvimento de sistemas culturais globais. Furtado outorga também alta prioridade a certos elementos que travam o desenvolvimento de sistemas culturais específicos, dando origem ao chamado subdesenvolvimento. Os elementos recém-mencionados e sua operatória – presentes também nas ideias de diversos autores do estruturalismo latino-americano – são considerados em quatro grandes tópicos:

  • Crescimento autocentrado – que diz respeito ao âmbito tecnológico e econômico.
  • Relações sociopolíticas e papel do Estado – que dizem respeito à ação de grupos e classes sociais e sua incidência recíproca com o aparelho estatal.
  • Identidade cultural e desenvolvimento – concernente aos mais altos valores dos sistemas culturais e sua importância para dar curso à continuidade do desenvolvimento.
  • Desenvolvimento nacional – expressado em uma estratégia mista, ao mesmo tempo exportadora e com aumento do mercado interno; na conformação de uma “nova aliança”, agente principal de seu impulso sociopolítico; e na “reafirmação ética”, impregnada pelos altos valores já mencionados.

Biografia do Autor

Octavio Rodríguez, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Ex-fucionário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Ex-professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração da Universidade da República, no Uruguai.

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Rodríguez, O. (2010). SOBRE A AGENDA DO DESENVOLVIMENTO. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 7-36. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/123

Edição

Seção

Artigos