SOBRE A AGENDA DO DESENVOLVIMENTO
Palavras-chave:
desenvolvimento de sistemas culturais globais, subdesenvolvimento, crescimento autocentrado, relações sociopolíticas e papel do Estado, identidade cultural e desenvolvimento, desenvolvimento nacionalResumo
O presente artigo se baseia em categorias e esquemas analíticos, elaborados por Celso Furtado, com o objetivo de examinar o desenvolvimento, entendido este como desenvolvimento de sistemas culturais globais. Furtado outorga também alta prioridade a certos elementos que travam o desenvolvimento de sistemas culturais específicos, dando origem ao chamado subdesenvolvimento. Os elementos recém-mencionados e sua operatória – presentes também nas ideias de diversos autores do estruturalismo latino-americano – são considerados em quatro grandes tópicos:
- Crescimento autocentrado – que diz respeito ao âmbito tecnológico e econômico.
- Relações sociopolíticas e papel do Estado – que dizem respeito à ação de grupos e classes sociais e sua incidência recíproca com o aparelho estatal.
- Identidade cultural e desenvolvimento – concernente aos mais altos valores dos sistemas culturais e sua importância para dar curso à continuidade do desenvolvimento.
- Desenvolvimento nacional – expressado em uma estratégia mista, ao mesmo tempo exportadora e com aumento do mercado interno; na conformação de uma “nova aliança”, agente principal de seu impulso sociopolítico; e na “reafirmação ética”, impregnada pelos altos valores já mencionados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2010 Revista Tempo do Mundo

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista incorpora textos publicados pela Revista Tempo do Mundo, disponíveis sob a licença CC BY 4.0.