O IMPACTO DA CRISE GLOBAL NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Ricardo Ffrench-Davis Universidade do Chile

Palavras-chave:

crise global, América Latina, PIB, G-20, desenvolvimento sustentável

Resumo

A crise atual faz parte de um processo que teve início nos últimos anos e que se explica em grande parte pelo auge e pela volatilidade dos fluxos financeiros. Já é possível sentir seu impacto na América Latina e, ainda que a região se encontre em melhor situação que no passado, os prognósticos indicam uma queda de 2% no produto interno bruto (PIB) de 2009. O presente artigo tem por objetivo analisar as origens da atual crise e os seus efeitos na América Latina e, em seguida, rever os esforços empreendidos para sanar as deficiências mais graves dos mercados financeiros e redirecioná-los para o financiamento do desenvolvimento, que tiveram início na Cúpula de Monterrey, de 2002, e em seu último episódio com o acordo do G-20 de 2 de abril de 2009. Por fim, serão analisados os desafios a serem enfrentados para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Ricardo Ffrench-Davis, Universidade do Chile

Professor de Economia da Universidade do Chile e presidente do Comitê de Políticas de Desenvolvimento (CDP) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Ffrench-Davis, R. (2010). O IMPACTO DA CRISE GLOBAL NA AMÉRICA LATINA. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 89-104. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/126

Edição

Seção

Artigos