COMO MELHORAR A REGULAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Autores

  • Stephany Griffith-Jones Universidade de Columbia

Palavras-chave:

crise financeira, mercado financeiro, regulação financeira, instituições financeiras, sistema financeiro global

Resumo

Desde a década de 1980, profundas crises financeiras se tornaram frequentes, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Embora as crises tenham causas complexas, é evidente que a liberalização de mercados financeiros, especialmente se não acompanhada de regulação adequada, parece sempre conduzir a graves crises. Isto implica que crises financeiras não são evitáveis, mas podem ser amenizadas pelas políticas públicas adequadas e, especialmente, por meio da regulação. Assim, o presente artigo estabelece princípios fundamentais para a reforma da regulação financeira, além de apresentar arranjos institucionais necessários para o bom funcionamento do sistema financeiro global.

Biografia do Autor

Stephany Griffith-Jones, Universidade de Columbia

Bacharel em Economia, Engenharia Comercial, Universidad de Chile, distinção unânime.  Doutorado em Economia, Universidade de Cambridge, Inglaterra. Diretora executiva da iniciativa de diálogos sobre políticas da Universidade de Columbia, Nova Iorque.

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Griffith-Jones, S. (2010). COMO MELHORAR A REGULAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 105-115. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/127

Edição

Seção

Artigos