A CRISE FINANCEIRA ALÉM DA FINANÇA

Autores

  • Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Palavras-chave:

crise financeira, economia global, PIIGS, PIB

Resumo

A economia global atingiu o auge de um ciclo expansivo, turbinada, sobretudo, pela valorização dos imóveis residenciais nos Estados Unidos e na Europa, à exceção da Alemanha, o colapso do preço dos imóveis em 2007 levou a economia à recessão, devido ao caráter cumulativo do processo de ajustamento da riqueza e da renda. Assim, este artigo tem por objetivo analisar as causas estruturais e as mudanças no cenário econômico global que levaram à crise deflagrada em 2007, além de analisar a crise que, hoje, assola a Europa com o declínio do euro perante o dólar, em que Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (PIIGS, na sigla em inglês) se afundam em déficits externos e fiscais elevados em endividamento público próximo ou superior a 100% do produto interno bruto (PIB).

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Belluzzo, L. G. de M. . (2010). A CRISE FINANCEIRA ALÉM DA FINANÇA. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 117-129. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/128

Edição

Seção

Artigos