BRASIL 2022

TERRA DA BOA ESPERANÇA?

Autores

  • Ignacy Sachs Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais – Paris, França.

Palavras-chave:

Brasil , Terra da Boa Esperança, crise, condições ecológicas, estruturais e institucionais

Resumo

“O Brasil está bem posicionado para se tornar um modelo de Terra da Boa Esperança,” uma perspectiva de participação positiva e de liderança em um momento em que o mundo experimenta uma profunda crise. Se isto corresponde a uma afirmação ou a uma questão, esta ideia, bastante forte, será testada na próxima década. Ignacy Sachs analisa as condições ecológicas, estruturais e institucionais necessárias para permitir ao país desempenhar um papel de liderança na cooperação Sul – Sul, ao mesmo tempo ampliando a biocapacidade, esta, um conceito central para o autor. Estamos, hoje, na presença de quatro crises inter-relacionadas. A complexidade e as oportunidades de nossos tempos são analisadas em uma visão ecodesenvolvimentista.

Biografia do Autor

Ignacy Sachs, Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais – Paris, França.

Professor Emérito da Escola de Estudos em Ciências Sociais (EHESS) - Paris e criador do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo (CRDC).

Publicado

2009-12-11

Como Citar

Sachs, I. (2009). BRASIL 2022: TERRA DA BOA ESPERANÇA?. Revista Tempo Do Mundo, 1(1), 75-95. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/133

Edição

Seção

Artigos