A RESISTÊNCIA ESTADUAL ÀS POLÍTICAS DE DONALD TRUMP

O CASO DA CALIFÓRNIA

Autores

  • Isabella Ferrarez Fernandes Lopes
  • Débora Figueiredo Mendonça do Prado

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art2

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as tensões entre estados e governo federal nas temáticas imigratórias e ambientais, com foco na atuação do estado da Califórnia. Buscaremos argumentar que a relação entre os estados e o governo nacional no atual governo Trump possui um caráter conflituoso, aproximando-se do federalismo dual, o que contraria a literatura corrente, que considera tal modelo superado. Partimos da hipótese de que esse tipo de atuação coloca em xeque a percepção de que a condução da política exterior dos Estados Unidos é unificada e restrita ao governo central. Argumentaremos também que a reação dos estados ao governo Trump está vinculada a motivações partidárias, sobretudo em estados com um perfil mais progressista. Para isso, analisaremos a atuação do estado da Califórnia, tendo em vista sua liderança na articulação desse movimento.

Biografia do Autor

Isabella Ferrarez Fernandes Lopes

Analista em relações internacionais.

Débora Figueiredo Mendonça do Prado

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU); e professora adjunta no curso de relações internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2019-01-10 — Atualizado em 2020-09-24

Versões

Como Citar

Ferrarez Fernandes Lopes, I., & Figueiredo Mendonça do Prado, D. . (2020). A RESISTÊNCIA ESTADUAL ÀS POLÍTICAS DE DONALD TRUMP: O CASO DA CALIFÓRNIA. Revista Tempo Do Mundo, 5(1), 45-66. https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art2 (Original work published 10º de janeiro de 2019)