A POLÍTICA DO GOVERNO TRUMP PARA A AMÉRICA LATINA

REINVENÇÃO DA DOUTRINA MONROE?

Autores

  • Luis Fernando Ayerbe Profesor titular de historia general de la Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art8

Resumo

Durante a administração de Barack Obama, os Estados Unidos alcançaram uma situação regional politicamente confortável, com maioria de governos aliados, especialmente das quatro principais economias, Brasil, México, Argentina e Colômbia. Reforçando esse contexto, se aprofunda a perda de influência do bolivarianismo, a partir da crise econômica enfrentada pelo governo de Nicolás Maduro, e se normalizam as relações diplomáticas com Cuba. Com a ascensão de Donald Trump, a leitura desse cenário sofre alterações, com a percepção de um momento favorável a retomada de um hegemonismo intervencionista plasmado na tradição da Doutrina Monroe, em que a perspectiva de coexistência com a pluralidade de formas de governo tende a ser substituída por uma aposta na eliminação do campo adversário.

Biografia do Autor

Luis Fernando Ayerbe, Profesor titular de historia general de la Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Profesor titular de historia general de la Universidade Estadual Paulista (Unesp), actuando en el Departamento de Economía de la Facultad de Ciencias y Letras de Araraquara y en el programa San Tiago Dantas de posgrado en relaciones internacionales de la Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) y Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado

2019-01-10 — Atualizado em 2020-09-24

Versões

Como Citar

Ayerbe, L. F. . (2020). A POLÍTICA DO GOVERNO TRUMP PARA A AMÉRICA LATINA: REINVENÇÃO DA DOUTRINA MONROE?. Revista Tempo Do Mundo, 5(1), 225-240. https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art8 (Original work published 10º de janeiro de 2019)