EXPORTAÇÕES DA ARGENTINA PARA O BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS

UM PROBLEMA DE DEMANDA INSUFICIENTE OU OPORTUNIDADE PERDIDA?

Autores

  • Marta Bekerman Universidade de Buenos Aires
  • Federico Dulcich Cenes/FCE

Palavras-chave:

exportações, Argentina, Brasil, China, análise estrutural

Resumo

Em um contexto em que retorna a restrição externa ao crescimento na economia argentina, este trabalho se pergunta o que é a realidade hoje das atuais relações comerciais entre Argentina e Brasil, ou seja, quem sempre desempenhou um papel fundamental como um destino para as exportações argentinas, especialmente as industriais. Embora durante o período de 2003-2013 o programa macroeconômico no Brasil tenha gerado um aumento significativo na penetração de importações, este aumento foi fornecido em vários setores por outros provedores, especialmente a China. Neste contexto, e tendo em conta a recente queda das exportações argentinas para o Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar em que medida esta diminuição está ligada à crise econômica e à recessão, mostrando o seu sócio comercial, ou se é de natureza estrutural, com impactos mais elevados em longo prazo, relacionados com o papel da China como um competidor no mercado brasileiro.

Biografia do Autor

Marta Bekerman, Universidade de Buenos Aires

Diretora do Centro de Estudios de la Estructura Económica (Cenes) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (FCE).

Federico Dulcich, Cenes/FCE

Pesquisador do Cenes/FCE

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Bekerman, M. ., & Dulcich, F. . (2017). EXPORTAÇÕES DA ARGENTINA PARA O BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS: UM PROBLEMA DE DEMANDA INSUFICIENTE OU OPORTUNIDADE PERDIDA?. Revista Tempo Do Mundo, 3(2), 9-35. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/20

Edição

Seção

Artigos