A INFLUÊNCIA DA COOPERAÇÃO SUL-SUL SOBRE OUTRAS FORMAS DE COOPERAÇÃO

O CASO DA COLABORAÇÃO DO IPC-IG NA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA CABO VERDE

Autores

  • Pedro Lara de Arruda Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
  • Raquel Tebaldi Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
  • Rafael Osório Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc)

Palavras-chave:

relações Brasil-África, transferência de políticas, cooperação sul-sul, programas de transferência de renda, Cabo Verde

Resumo

A elaboração de uma estratégia para implementação de um programa de transferência de renda (PTR) em Cabo Verde foi um projeto demandado pelo governo desse país com o escritório local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e executado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (International Policy Centre for Inclusive Growth – IPC-IG), com apoio de agentes locais do governo, sociedade civil e outros organismos internacionais. Embora não se trate de cooperação Sul-Sul – (posto não ter sido cooperação direta entre dois países), este projeto é tratado como evidência do efeito virtuoso que esse tipo de articulação gera sobre outras modalidades de cooperação internacional para o desenvolvimento. Sendo esta a hipótese central do artigo, argumenta-se que a contribuição do IPC-IG se formatou segundo características procedimentais típicas da cooperação Sul-Sul. Desta forma, inicia-se este artigo com um resgate bibliográfico da literatura de relações internacionais e ciência política sobre cooperação Sul-Sul e transferência de políticas, contextualizando-se na sequência o surgimento de organizações internacionais dedicadas a promover modelos de cooperação e desenvolvimento fortemente influenciados pela experiência recente de países emergentes como o Brasil, a China e a Índia. De forma mais específica, o texto aponta para as continuidades e complementariedades entre cooperação Sul-Sul, entre Brasil e Cabo Verde e o projeto levado a cabo pelo IPC-IG em parceria com o país africano. Além de incrementar os debates sobre formas de cooperação internacional, este artigo oferece ainda uma perspectiva sobre aspectos práticos relacionados à elaboração de um PTR em Cabo Verde.

Biografia do Autor

Pedro Lara de Arruda, Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)

Pesquisador do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).

Raquel Tebaldi, Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)

Pesquisadora do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)

Rafael Osório, Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc)

Técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea; e coordenador de pesquisa no IPC-IG.

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Arruda, P. L. de ., Tebaldi, R. ., & Osório, R. . (2017). A INFLUÊNCIA DA COOPERAÇÃO SUL-SUL SOBRE OUTRAS FORMAS DE COOPERAÇÃO: O CASO DA COLABORAÇÃO DO IPC-IG NA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA CABO VERDE. Revista Tempo Do Mundo, 3(2), 263-287. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/29

Edição

Seção

Artigos