DOADORES SE AJUDANDO

Autores

  • David Sogge Transnational Institute

Resumo

Um paradoxo domina a vasta literatura sobre a ajuda externa: apesar de um consenso acadêmico de que os interesses dos doadores são os principais condutores do sistema de ajuda, o número de pesquisas sobre tais interesses não parece compatível com a importância fundamental desse fato. Este artigo revisa resultados das pesquisas sobre os montantes de ajuda externa e como os interesses econômicos dos países doadores são alcançados e protegidos. Parte-se de uma contextualização dos fluxos e contra-fluxos de ajuda externa e de sua geopolítica, desde o nascimento do sistema moderno de ajuda externa no início da Guerra Fria. Em seguida, passa-se a estudos que correlacionam ajuda externa e suas prescrições políticas com objetivos dos países doadores, nomeadamente em comércio e investimento. Discutem-se metas e resultados mercantis favoráveis aos doadores, tais como fluxos líquidos gerados por cartéis, bancos de desenvolvimento e outros mecanismos que conformam o sistema de ajuda. Finalmente, discutem-se as descobertas sobre interesses próprios de doadores em campos como serviços de consultoria, ajuda alimentar, marinha mercante, direitos de propriedade intelectual, ensino superior e pesquisas agrícola e médica. Como visão geral e provisória, reconhecidamente incompleta, o artigo sinaliza questões que merecem um trabalho mais profundo em termos acadêmicos e até mesmo como uma pesquisa pública.

Biografia do Autor

David Sogge, Transnational Institute

Pesquisador independente, trabalha desde 1970 no ramo da cooperação para o desenvolvimento. Formação acadêmica: Harvard, Princeton e Instituto de Estudos Sociais (em Haia). Entre suas publicações: um livro sobre Angola, um sobre ajuda e a sociedade civil em Moçambique, e dois livros sobre a indústria de ajuda. É Associado do Transnational Institute, um centro de pesquisa em Amsterdã.      

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Sogge, D. . (2017). DOADORES SE AJUDANDO. Revista Tempo Do Mundo, 3(1), 9-48. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/30

Edição

Seção

Artigos