ÁGUA, SANEAMENTO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NA AMAZÔNIA

DIFICULDADES NA GESTÃO INTEGRADA E UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Autores

  • Gesmar Rosa dos Santos Ipea
  • Adrielli Santana UnB

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art12

Palavras-chave:

Água, Saneamento, Amazônia, Indicadores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar dados e indicadores que auxiliem a compreensão das dificuldades e desafios centrais no âmbito municipal e regional na gestão da água e promoção do saneamento na Amazônia brasileira, em atenção à legislação nacional e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Utilizam-se bases de dados oficiais e entrevistas semiestruturadas para captar a percepção de estudiosos, gestores, técnicos e outros atores-chave. Ressaltam-se elementos centrais que contribuem para o grande déficit de serviços de água e esgoto em dois municípios do estado do Amazonas (Manaus e Manacapuru), como indicadores sociais, econômicos e de gestão dos municípios. Os resultados evidenciam, além do déficit, vulnerabilidades sociais, estruturais, econômicas e de gestão como entraves à universalização do saneamento, havendo forte dependência de recursos externos e necessidade de fortalecer uma governança ancorada em conhecimento, oportunidades e capacidades locais.

Biografia do Autor

Gesmar Rosa dos Santos, Ipea

Técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea; e doutor em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB)

Adrielli Santana, UnB

Mestra em economia regional e políticas públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); doutoranda em economia na UnB.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Santos, G. R. dos ., & Santana, A. (2022). ÁGUA, SANEAMENTO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NA AMAZÔNIA: DIFICULDADES NA GESTÃO INTEGRADA E UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS. Revista Tempo Do Mundo, (27), 325-354. https://doi.org/10.38116/rtm27art12