UM PLANO DE RECUPERAÇÃO VERDE PARA A AMAZÔNIA

BENEFÍCIOS REGIONAIS, NACIONAIS E MUNDIAIS

Autores

  • Ticiana de Oliveira Alvares UFRJ
  • Marcela Cardoso Rodrigues UnB
  • Beatriz Sakuma Narita Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art4

Palavras-chave:

Amazônia Legal, economia verde, planejamento regional, Green New Deal, paradiplomacia

Resumo

Em 2020, com a emergência da crise sanitária provocada pela covid-19 e a necessidade de forte intervenção estatal a fim de conter o vírus e o agravamento da crise socioeconômica, planos/programas de desenvolvimento ganharam urgência e intensidade. Ao mesmo tempo, a pauta climática ganha relevância em decorrência de fenômenos cada vez mais frequentes que acumulam mortes e prejuízos sociais, ambientais e econômicos nos quatro cantos do planeta. Na tentativa de realizar políticas públicas de caráter regional e levando em consideração os desafios socioeconômicos e ambientais, o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal elaborou e lançou o Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal (PRV), uma proposta de desenvolvimento regional para a Amazônia. Este artigo pretende contribuir para o debate do desenvolvimento regional, focando a região da Amazônia Legal, associado ao debate da segurança climática, no contexto das crises mundial e brasileira. Argumenta-se que, descolado de um projeto nacional, os esforços regionais carecem de maior esforço de unidade com amplas forças e setores nacionais e internacionais e, neste sentido, o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e o seu PRV são exemplos do uso da paradiplomacia para desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Ticiana de Oliveira Alvares, UFRJ

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional - UFRJ (2020). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Estudos Estratégicos Internacionais Contemporâneos pelo PPGEEI-UFRGS (2017). Assessora técnica de projetos do Consórcio Amazônia Legal.

Marcela Cardoso Rodrigues, UnB

Mestre em Ciências Mecânicas pela UnB (2021). Engenheira Ambiental, Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental. Assessora técnica de projetos do Consórcio Amazônia Legal.

Beatriz Sakuma Narita, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020). Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Assessora técnica de projetos do Consórcio Amazônia Legal.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Alvares, T. de O., Rodrigues, M. C., & Narita, B. S. (2022). UM PLANO DE RECUPERAÇÃO VERDE PARA A AMAZÔNIA: BENEFÍCIOS REGIONAIS, NACIONAIS E MUNDIAIS. Revista Tempo Do Mundo, (27), 101-126. https://doi.org/10.38116/rtm27art4