BINÔMIO REGIONALISMO-DESENVOLVIMENTO

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DO ESTRUTURALISMO LATINO-AMERICANO

Autores

  • Monika Meireles Instituto de Investigaciones Económicas (IIEc-UNAM)
  • Jonatan Badillo-Reguera Facultad de Economía (FE-UNAM)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm30art3

Palavras-chave:

estruturalismo latino-americano, regionalismo, integração, desenvolvimento econômico e social, América Latina

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a construção de um arsenal teórico-crítico que resgate a discussão do desenvolvimento econômico de forma articulada ao processo de integração regional na América Latina. Para isso, revisamos a evolução histórica das ideias latino-americanas sobre o binômio regionalismo-desenvolvimento, com especial ênfase na contribuição do estruturalismo latino-americano no âmbito de autores vinculados à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Após uma breve introdução, o trabalho é composto por mais três seções. A segunda trata da importância dos contextos – histórico, regional e internacional – para pensar em chave estruturalista as estruturas produtivas, as assimetrias econômico-sociais e o subdesenvolvimento que caracterizam a região. Na terceira seção, expomos com mais detalhes o conceito de regionalismo intervencionista, baseado no Mercado Comum Latino-Americano da CEPAL. Na quarta, oferecemos nossas reflexões finais.

Biografia do Autor

Monika Meireles, Instituto de Investigaciones Económicas (IIEc-UNAM)

Pesquisadora titular B do Instituto de Investigaciones Económicas da Universidad Nacional Autónoma de México (IIEc/UNAM).

Jonatan Badillo-Reguera, Facultad de Economía (FE-UNAM)

Professor adjunto de teorias do desenvolvimento no pensamento latino-americano na Facultad de Economía (FE)/UNAM.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Meireles, M., & Badillo Reguera, J. (2023). BINÔMIO REGIONALISMO-DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DO ESTRUTURALISMO LATINO-AMERICANO. Revista Tempo Do Mundo, (30), 89-119. https://doi.org/10.38116/rtm30art3