A PARCERIA BRASIL-CHINA E OS ESTADOS UNIDOS

Autores

  • José Augusto Guilhon Albuquerque USP

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o efeito da relação especial do Brasil com a China sobre as relações bilaterais do Brasil com os Estados Unidos. Este trabalho divide-se em quatro seções, incluindo uma introdução. Na segunda, examina-se a chamada parceria estratégica entre o Brasil e a China. Na terceira, analisa-se até onde as relações entre a China e os Estados Unidos no sistema global poderiam afetar tanto as relações Brasil-Estados Unidos, quanto as relações Brasil-China. Finalmente, na quarta, com base na análise acima mencionada, formulam-se algumas recomendações no que diz respeito às orientações estratégicas do Brasil a respeito da atual transição na distribuição do poder mundial. Este estudo baseia-se em uma revisão da atual literatura e em extensa análise de pronunciamentos oficiais do governo brasileiro.

Biografia do Autor

José Augusto Guilhon Albuquerque, USP

Professor de Relações Internacionais, Departamento de Economia, Universidade de São Paulo (USP) e membro sênior do Centro de Estudos das Empresas Multinacionais Wong.

Publicado

2016-07-10

Como Citar

Albuquerque, J. A. G. . (2016). A PARCERIA BRASIL-CHINA E OS ESTADOS UNIDOS. Revista Tempo Do Mundo, 2(2), 51-61. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/42

Edição

Seção

Artigos