ENTRE “CONTOS CHINESES” E A REALIDADE

O SURGIMENTO DA CHINA, UM DILEMA CENTRAL DA POLÍTICA EXTERIOR ARGENTINA

Autores

  • Felipe de la Balze Conselho Argentino de Relações Internacionais (Cari)

Resumo

A Argentina está isolada do mundo e sua reputação internacional está em declínio. No comércio internacional, apesar das circunstâncias internacionais favoráveis, o país não possui padrão de exportação diversificado e, consequentemente, vem perdendo mercados importantes. Em termos de investimento direto estrangeiro, a instabilidade recorrente e a discricionariedade na aplicação das regras do jogo acarretaram sua redução. Em contraste, as reformas pró-mercado introduzidas pela China, com uma taxa de investimento elevada, geraram um tremendo progresso econômico nas últimas décadas. A emergência da China no cenário mundial é benéfica para a Argentina se for entendida e aproveitada, mas é preciso ter em mente que as economias argentina e chinesa, no domínio comercial, são menos complementares do que vem sendo discutido nos últimos anos. Infelizmente, a China importa apenas alguns dos produtos com maior valor agregado dos argentinos, uma vez que a maior concentração de exportações do país latino-americano para a China são matérias-primas. A Argentina deve implementar uma estratégia eficaz de envolvimento com a China no futuro e aproveitar as oportunidades que se apresentam.

Biografia do Autor

Felipe de la Balze, Conselho Argentino de Relações Internacionais (Cari)

Acadêmico, economista e empresário. Membro pleno da Academia Nacional de Ciências Morais e Políticas e da Academia Nacional de Negócios. Secretário Geral do Conselho Argentino de Relações Internacionais (Cari).

Publicado

2016-07-10

Como Citar

Balze, F. de la . (2016). ENTRE “CONTOS CHINESES” E A REALIDADE: O SURGIMENTO DA CHINA, UM DILEMA CENTRAL DA POLÍTICA EXTERIOR ARGENTINA. Revista Tempo Do Mundo, 2(2), 79-94. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/44

Edição

Seção

Artigos