GESTÃO ENERGÉTICA MUNICIPAL COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A PROMOÇÃO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DE BASE LOCAL

Autores

  • Walmeran José Trindade Júnior IFPB
  • Cidoval Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm32art11

Palavras-chave:

gestão energética municipal, política energética sustentável, transição energética, políticas públicas, problemática energética

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir a viabilidade da gestão energética municipal, no contexto da transição energética. Parte-se do pressuposto de que a gestão energética municipal, tendo como pilares o uso de fontes renováveis de energia, a conservação de energia e o envolvimento da sociedade na elaboração, implantação e controle dessa política, não só reduz, de forma significativa, os gastos com energia, como contribui para a construção de uma transição energética justa, inclusiva, participativa, de base local e sustentável.

Biografia do Autor

Walmeran José Trindade Júnior, IFPB

Professor titular na área de eletrotécnica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa; pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Cidoval, Universidade Estadual da Paraíba

Professor, pesquisador e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB; e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (PPGCTS/UFSCar) e do Programa de Doutorado em Relações Interculturais e Gestão Internacional da Universidade de Estudos Internacionais de Roma (Unint), na Itália.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Trindade Júnior, W. J., & Morais de Sousa, C. (2023). GESTÃO ENERGÉTICA MUNICIPAL COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A PROMOÇÃO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DE BASE LOCAL. Revista Tempo Do Mundo, (32), 343-356. https://doi.org/10.38116/rtm32art11