TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA NA AMAZÔNIA E AS HIDRELÉTRICAS

Autores

  • Fernanda Mello Sant'Anna UNESP
  • Pedro Casalecchi Bortoletto Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional da UNESP
  • Arianne Caus Donda Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm32art5

Palavras-chave:

Amazônia, justiça, energia, transição, hidroeletricidade

Resumo

Os efeitos das alterações climáticas têm sido estudados e divulgados por especialistas, movimentos e organizações da sociedade civil, organizações internacionais, e sentidos de diferentes formas em todo o mundo. Para combater as alterações climáticas, é necessária uma transição energética para fontes renováveis, além de outras políticas e medidas, incluindo o combate à desflorestação e à degradação florestal. Na Amazônia, a transição energética impulsionou a expansão da hidroeletricidade, em alguns casos, como no Brasil, sendo a região considerada a nova fronteira energética. Contudo, a transição energética não pode ignorar as desigualdades sociais e os impactos ambientais, precisa ser justa, não deixando ninguém para trás. E esse desafio de transição justa que enfrenta a região amazônica, fornecedora de energia hidrelétrica, mas com grande parte de sua população sem acesso à energia, ou com acesso à energia proveniente de termelétricas. Este artigo busca discutir os desafios de uma transição energética justa na Amazônia, levando em consideração a dificuldade de acesso à energia na região e a expansão da hidroeletricidade, com seus impactos socioambientais.

Biografia do Autor

Fernanda Mello Sant'Anna, UNESP

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (UNESP,) campus de Franca-SP.

Pedro Casalecchi Bortoletto, Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional da UNESP

Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP. 

Arianne Caus Donda, Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP

Mestranda no Programa de Políticas Públicas da FCHS/UNESP.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Mello Sant’Anna, F., Casalecchi Bortoletto, P., & Caus Donda, A. (2023). TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA NA AMAZÔNIA E AS HIDRELÉTRICAS. Revista Tempo Do Mundo, (32), 167-202. https://doi.org/10.38116/rtm32art5