A GRAVIDEZ FORÇADA DE MENINAS E ADOLESCENTES NA FRONTEIRA RORAIMA-VENEZUELA

UMA PRIMEIRA ABORDAGEM

Autores

  • Bruna Soares Aguiar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Tamar Finzi Warszawski Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm35art15

Palavras-chave:

Gravidez forçada, Meninas e adolescentes, Saúde sexual, Fronteira Brasil-Venezuela, Direitos reprodutivos

Resumo

Este artigo busca chamar a atenção para a situação de gravidez forçada de meninas e adolescentes na fronteira entre Brasil e Venezuela, especialmente no estado de Roraima. Com base em uma coleta de dados junto a instituições governamentais, revisão documental e entrevistas semiestruturadas com especialistas locais, foi elaborado um diagnóstico inicial que reflete as principais causas da gravidez forçada de crianças venezuelanas no estado: (i) precariedade na estrutura de saúde; ii) fortalecimento de uma cultura de sexualização precoce de meninas e adolescentes; e iii) influência de paradigmas religiosos na política estadual. Com essas observações, foram formuladas recomendações nas áreas de proteção ao direito ao aborto, de acordo com a legislação brasileira, além de educação e disseminação de informações junto a população migrante.

Biografia do Autor

Bruna Soares Aguiar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Politóloga por la Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); máster en sociología por el Instituto de Estudos Sociais e Políticos de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IEPS/UERJ); doctorado en ciencia política por la IESP/UERJ; investigadora de postdoctorado en el Instituto de Relaciones Internacionales de la Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) con beca de investigación Faperj nota 10; coordinadora de proyectos del Observatorio de Política Exterior Feminista Inclusiva (Opefi); y consultora independiente en las áreas de género, migración y cooperación internacional para el desarrollo.

Tamar Finzi Warszawski, Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes)

Socióloga por la Universidad de Buenos Aires; magíster en administración y políticas públicas por la Universidad Autónoma de Barcelona; investigadora adjunta sobre temas de género y salud en el Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes); y consultora independiente en evaluaciones de políticas públicas con perspectiva de género e integrante del Observatorio de Género en la Justicia de la Ciudad de Buenos Aires.

Publicado

2025-02-21

Como Citar

Soares Aguiar, B., & Finzi Warszawski, T. (2025). A GRAVIDEZ FORÇADA DE MENINAS E ADOLESCENTES NA FRONTEIRA RORAIMA-VENEZUELA: UMA PRIMEIRA ABORDAGEM. Revista Tempo Do Mundo, (35), 367-393. https://doi.org/10.38116/rtm35art15