A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DE ORIGEM BOLIVIANA EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.38116/rtm35art10Palavras-chave:
fronteira internacional, formação continuada, leitura, escrita, espanholResumo
Este artigo aborda sobre a alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas de Corumbá
localizada na fronteira Brasil-Bolívia, trazendo alguns resultados da pesquisa sobre a formação
continuada de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato
Grosso do Sul, que atuam em turmas em que há alunos que não têm a língua portuguesa como
língua materna. Numa abordagem qualitativa, os dados foram produzidos a partir de entrevista
com oito alfabetizadores, analisada por meio de alguns elementos da análise de conteúdo da
vertente francesa, buscando as recorrências nos depoimentos dos(as) participantes. Da análise
empreendida percebeu-se que há poucos materiais disponibilizados, tais como jogos, livros de
literatura infantil, que contemplem o contexto boliviano. Os(as) professores(as) buscam pesquisar
na internet textos, cursos, vídeos que possam contribuir em suas práticas de alfabetização em
contextos de diversidade fronteiriça. A maioria não tem conhecimento da língua espanhola,
tornando um desafio para a relação professor-aluno, mas ficou evidenciado que buscam formas de
comunicação, e o tempo de exercício na docência tem contribuído. Este estudo buscou contribuir
no levantamento de demandas de formação para alfabetizar em escolas de fronteira e colaborar na
proposição de políticas de formação no município de Corumbá.
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