A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DE ORIGEM BOLIVIANA EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Kamile Frias Claros
  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm35art10

Palavras-chave:

fronteira internacional, formação continuada, leitura, escrita, espanhol

Resumo

Este artigo aborda sobre a alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas de Corumbá
localizada na fronteira Brasil-Bolívia, trazendo alguns resultados da pesquisa sobre a formação
continuada de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato
Grosso do Sul, que atuam em turmas em que há alunos que não têm a língua portuguesa como
língua materna. Numa abordagem qualitativa, os dados foram produzidos a partir de entrevista
com oito alfabetizadores, analisada por meio de alguns elementos da análise de conteúdo da
vertente francesa, buscando as recorrências nos depoimentos dos(as) participantes. Da análise
empreendida percebeu-se que há poucos materiais disponibilizados, tais como jogos, livros de
literatura infantil, que contemplem o contexto boliviano. Os(as) professores(as) buscam pesquisar
na internet textos, cursos, vídeos que possam contribuir em suas práticas de alfabetização em
contextos de diversidade fronteiriça. A maioria não tem conhecimento da língua espanhola,
tornando um desafio para a relação professor-aluno, mas ficou evidenciado que buscam formas de
comunicação, e o tempo de exercício na docência tem contribuído. Este estudo buscou contribuir
no levantamento de demandas de formação para alfabetizar em escolas de fronteira e colaborar na
proposição de políticas de formação no município de Corumbá.

Biografia do Autor

Kamile Frias Claros

Mestra em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN); e graduada em pedagogia pela UFMS/CPAN.

Publicado

2025-02-21

Como Citar

Claros, K. F. ., & Sambugari, M. R. do N. (2025). A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DE ORIGEM BOLIVIANA EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Tempo Do Mundo, (35), 239-266. https://doi.org/10.38116/rtm35art10