MOBILIDADE E FRONTEIRA NO LIMITE URUGUAI-BRASIL

MIGRAÇÃO EM TEMPOS DE COVID NA CIDADE BINACIONAL CHUY-CHUÍ

Autores

  • pilar uriarte Udelar
  • Enrique Coraza de los Santos El Colegio de la Frontera Sur

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm35art7

Palavras-chave:

fronteira, mobilidade humana, política migratoria, Uruguai, Chuí

Resumo

As fronteiras entre o Uruguai e o Brasil são atravessadas por múltiplas mobilidades em diferentes escalas, predominando os deslocamentos internos associados às oportunidades econômicas que a fronteira oferece, articulados com dinâmicas de migração internacional que se intensificaram na última década. Este artigo é uma aproximação ao terreno em uma localidade específica – Chuy-Chuí – em um momento concreto, como foi a emergência sanitária, social e econômica gerada pela covid-19. Busca-se mostrar como as medidas adotadas pelo governo uruguaio em relação à mobilidade humana e à gestão do espaço de fronteira se relacionaram com a realidade dessa localidade fronteiriça e, sobretudo, como essas medidas foram vividas pelas pessoas em situação de mobilidade internacional. A partir dessa análise, buscamos contribuir para a compreensão dos significados que as pessoas atribuem às trajetórias de mobilidade internacional em espaços e tempos específicos. Os resultados apresentados são baseados no estudo de campo realizado entre novembro de 2020 e março de 2022, que integrou atividades com a sociedade civil e entrevistas com migrantes e outros atores institucionais da e na fronteira.

Biografia do Autor

pilar uriarte, Udelar

Doutora em Antropologia Social. Professora Associada do Instituto de Antropologia da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade da República (FHCE-UDELAR-Uruguai).

Enrique Coraza de los Santos, El Colegio de la Frontera Sur

Doutor em História. Pesquisador do Grupo de Estudos de Migração e Processos Transfronteiriços do Departamento de Sociedade e Cultura do El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR-SECITHI-México).

Publicado

2025-02-21

Como Citar

uriarte, pilar, & Coraza de los Santos, E. (2025). MOBILIDADE E FRONTEIRA NO LIMITE URUGUAI-BRASIL: MIGRAÇÃO EM TEMPOS DE COVID NA CIDADE BINACIONAL CHUY-CHUÍ. Revista Tempo Do Mundo, (35), 174-201. https://doi.org/10.38116/rtm35art7