ECOS DE UM PASSADO PRESENTE

O INTERESSE NACIONAL DURANTE A REPÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Luiz Fernando Horta IREL/UnB
  • André Ricardo Nogueira UFES

Palavras-chave:

interesse nacional, Augusto Comte, história do Brasil República, governança internacional, discursos

Resumo

A análise dos discursos dos presidentes do Brasil durante a República revela que o que se denomina “interesse nacional” no país é oriundo das teorias de Auguste Comte, ainda no século XIX. A formação da República no Brasil foi influenciada diretamente pelas ideias comtianas por meio do estamento militar. Mesmo a revolução de 1930 e o golpe de 1964, que teriam modificado a estrutura do Estado brasileiro, também foram profundamente influenciados pelo Positivismo comtiano. Neste sentido, o conceito de interesse nacional no Brasil não é democraticamente estabelecido e revela-se como um constrangimento aos espaços decisórios de presidentes de todos os espectros políticos. O interesse nacional de base comtiana, conforme aqui definido, é o alicerce para tomadores de decisão, políticos e a burocracia nacional do país até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Horta, IREL/UnB

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB); e pesquisador associado da Josef Korbel – Denver University.

André Ricardo Nogueira, UFES

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Horta, L. F. ., & Nogueira, A. R. . (2018). ECOS DE UM PASSADO PRESENTE: O INTERESSE NACIONAL DURANTE A REPÚBLICA NO BRASIL. Revista Tempo Do Mundo, 4(1), 179-216. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/6

Edição

Seção

Artigos