Livro: Conferências Nacionais - atores, dinâmicas participativas e efetividade

livroconferencias

Por meio de parceria entre pesquisadores do Ipea com diferentes instituições e universidades, tais como UFMG, Uerj, Iesp e Unb, foi publicado recentemente o livro Conferências Nacionais - Atores, Dinâmicas Participativas e Efetividade. O lançamento foi feito na Anpocs-2013 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).

A descrição das conferências, os objetivos, o papel inclusivo nas políticas públicas, a criação de uma agenda, o desenho institucional e as perspectivas dos gestores federais são alguns dos temas elencados na publicação.

Ao perceber a lacuna existente acerca de informações sobre processos participativos, pesquisadores da equipe da Diretoria de Estado, Instituições e Democracia (Diest) iniciaram, em 2011, um projeto de pesquisa sobre conferências a partir de um esforço de busca e sistematização de dados, já disponibilizados no site Participação em Foco, como lembra o presidente do Ipea, Marcelo Neri, na introdução do livro. "O intuito é contribuir para o aperfeiçoamento destes importantes processos de ampliação da participação social no ciclo de políticas públicas no Brasil", afirma.

O estudo está dividido em três partes:

I) Caracterização e dinâmica das conferências nacionais;

II) Perfil dos participantes de conferências nacionais; e

III) Efetividade das conferências nas políticas do governo federal.

"As contribuições advindas de estudos como os apresentados neste livro incidirão sobre os esforços do governo federal para o fortalecimento da democracia e dos espaços de cidadania ativa", afirma o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

Ele lembra que as conferências são um dos mecanismos participativos mais importantes do país, ao permitir o diálogo entre atores da sociedade civil, governos municipais, estaduais e federal. Além disso, observa que os instrumentos de gestão participativa permitem a divulgação do conhecimento e contribuem para o planejamento das políticas públicas.

Para comprar a publicação, clique aqui.