Oficinas discutem monitoramento de conferências
No seminário Participação em foco: desafios da gestão de instituições participativas, realizado no dia 30 de agosto, além da exposição dos pesquisadores do Ipea, pela manhã, houve duas oficinas temáticas, na parte da tarde. A primeira, sobre fatores críticos de sucesso na organização de conferências nacionais, teve como objetivo produzir um texto-base com experiências e práticas de soluções aos desafios da gestão de conferências nacionais. A segunda, monitoramento das conferências nacionais, teve como objetivo construir, junto aos conselheiros e membros de comissões organizadoras formas de acompanhamento das mesmas.
Clique aqui para ler o relato da oficina
Durante a oficina os participantes discutiram uma proposta de monitoramento de conferências por meio de uma simulação com os presentes.
"A oficina de monitoramento de deliberações de conferências foi um momento muito rico, em que pudemos compartilhar experiências já existentes e pensar em ferramentas possíveis para o monitoramento do que é decidido nesses espaços. Era consenso no grupo de que esse é um desafio muito importante para qualificar os processos participativos no Brasil, mas os instrumentos desse tipo de monitoramento ainda são muito incipientes. É necessário, portanto, aprofundar esse debate e pensar em possibilidades reais que fortaleçam as instituições participativas já existentes" (Paula Pompeu, pesquisadora do tema que esteve presente nas oficinas).