Publicações Recentes

GUEDES, Taís. M. As redes sociais - Facebook e Twitter - e suas influências nos movimentos sociais.

 

GUEDES, Taís. M. As redes sociais - Facebook e Twitter - e suas influências nos movimentos sociais. Dissertação de mestrado. Faculdade de Comunicação. UnB, 2013.

 

RESUMO

Este estudo apresenta como a Internet exerce papel central no cotidiano, e como as Redes Sociais podem influenciar o comportamento humano, levando as pessoas a participar de Movimentos Sociais originados em ambientes virtuais, mas que também ocorrem no mundo real. As mídias sociais, principalmente as digitais, assumiram importante influência na maneira como as relações sociais se transformam. A Internet, e em proporção menor, as Redes Sociais estão presentes na sociedade e se encontram no foco das discussões sobre globalização e fluxo de informações. São as responsáveis por interações sociais modificadas. 

O objetivo deste trabalho é o Movimento Ficha Limpa e a sua ação para apresentar e provar, com uso da prerrogativa constitucional de projetos de iniciativa popular, a Lei Complementar 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa. 

O movimento Ficha Limpa já havia conseguido aprovação da Lei 9.840/99, por meio de projeto de iniciativa popular. Esta Lei, de combate à corrupção eleitoral, trouxe melhorias na política brasileira. Ambos os projetos demonstram que, embora seja um instrumento trabalhoso, os projetos de iniciativa popular podem fomentar a participação política e abrir espaço para um diálogo entre a população e seus representantes na busca da ética na política e da fiscalização social da gestão pública. 

Palavras-chave: Redes Sociais; Movimentos Sociais; Ficha Limpa; Transformação Social.