As Comunidades Terapêuticas que possuem boa conexão com a Internet poderão responder o questionário online. Elas receberão, por e-mail, um link que lhes dará acesso ao formulário da pesquisa. Este formulário poderá ser preenchido aos poucos, desde que o respondente salve suas respostas toda vez que decidir interromper o preenchimento. Quando tiverem completado o preenchimento, bastará salvar mais uma vez suas respostas e acionar o botão "enviar" que aparecerá em sua tela.
Aquelas Comunidades que não têm acesso à Internet receberão um questionário em papel, no seu endereço postal. Pede-se que, após respondê-lo, as Comunidades enviem seus questionários de volta ao Ipea pelo Correio, no envelope previamente selado, que receberão junto com o questionário.
Finalmente, se a Comunidade tiver uma conexão de baixa qualidade com a Internet, ela poderá respondê-lo num arquivo digital, em formato Microsoft Word, que lhe será enviado por e-mail. Tendo completado o preenchimento, deverá enviar este mesmo arquivo de volta ao Ipea, através de e-mail.
Uma equipe de Auxiliares de Pesquisa entrará em contato frequentemente com as Comunidades Terapêuticas, para esclarecer eventuais dúvidas que surgirem durante o preenchimento dos questionários.